Ilhéus
Estudantes da rede municipal de Ilhéus participam do projeto ‘MPT na Escola’
Mais de 20 escolas municipais de Ilhéus estão sendo contempladas pela iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) que visa ampliar o debate e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil. Intitulado “MPT na Escola”, o projeto foi idealizado a partir dos eixos políticas públicas, educação e profissionalização.
Atividades lúdicas, palestras, acordos de cooperação e outras ações integram a iniciativa. O MPT na Escola, culminância do Programa Resgate à Infância, premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes, após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil.
“As ações de sensibilização precisam ser conjuntas e permanentes, com a participação da família e de toda a comunidade escolar”, explicou Eliane Oliveira, titular da Secretaria de Educação (Seduc).
Entre os dias 10 e 17 de junho, contos, poesias, desenhos e outras formas de arte produzidos pelos estudantes da rede municipal de Ilhéus serão expostos para participação em concurso público. Até maio, o tema foi explorado nas unidades educacionais da seguinte forma.
– Realização de debates, em sala de aula, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizando a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente;
– Realização de palestras com a família, conscientizando para a exploração do trabalho infantil;
– Incentivo à realização de tarefas escolares sobre os direitos das crianças e adolescentes, especialmente referente ao trabalho infantil;
– Envolvimento da comunidade escolar acerca do tema
Envie seu comentário