Conecte-se conosco

Ilhéus

Estudantes da Uesc Participam do Projeto Rondon em Minas Gerais

Estudantes de sete cursos de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) atuaram na Operação Sul de Minas l, pelo Projeto Rondon, entre os dias 15 e 31 de janeiro. Os 22 docentes dos cursos de Administração, Comunicação Social, Economia, Filosofia Geografia, Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais e Pedagogia estiveram integrados às ações rondonistas nas cidades mineiras de Brazópolis, Careaçu, Conceição dos Ouros, Delfim Moreira, Gonçalves, Heliodora, Jesuânia, Lambari, Marmelópolis, Piranguinho, São José do Alegre e São João da Bela Vista.

Os alunos da Uesc foram orientados pelos professores Lucas Xavier Trindade, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC), Poliana de Castro Melo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, (DCAA), Guilhardes de Jesus Júnior, do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJUR) e Betânia Maria Vilas Boas Departamento de Letras e Artes (DLA).

Os 22 foram distribuídos em duas equipes: uma desenvolvendo trabalhos nas temáticas de Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho e Tecnologia no município de Delfim Moreira. Outra equipe, formada exclusivamente por estudantes do curso de Comunicação Social, realizou a cobertura jornalística das atividades da Operação, criando diversos materiais, desde a identidade visual até o vídeo resumo das atividades, passando por materiais de divulgação em redes sociais e imagens veiculadas pela EPTV.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é o maior projeto de extensão universitária do Brasil, já com 57 anos de existência, com o objetivo de promover cidadania e desenvolvimento sustentável. Desde sua retomada, em 2005, já impactou cerca de 2 milhões de pessoas em 1.368 municípios brasileiros. Mais de 26 mil estudantes de 2.610 instituições de ensino superior, de todo Brasil, já participaram das ações de combate às desigualdades regionais, também em parceria e apoio logístico das Forças Armadas, que asseguram a eficiência e segurança das operações.

O projeto possibilita a formação de jovens universitários como cidadãos conscientes, a criação de iniciativas coletivas e a implementação de ações que atendam as necessidades das comunidades participantes através de políticas públicas locais. “A experiência possibilitou o enriquecimento da formação acadêmica e cidadã dos alunos que, ao aplicarem seus conhecimentos no Projeto, representaram a Uesc no compromisso com a educação, a cidadania e o fortalecimento das ações de desenvolvimento social”, assinala o professor Guilhardes de Jesus Júnior, do DCJUR.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *