Ilhéus
Hospital Regional Costa do Cacau sediou encontro sobre atualização no processo doação e transplante

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, em Ilhéus, sediou, na última terça-feira (25), o encontro sobre atualização no processo de doação e transplante. A atividade, promovida pelo Sistema Estadual de Transplante, teve como objetivo orientar a organização, no âmbito hospitalar, das rotinas e protocolos.
Na ocasião, membros de Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e de Organização de Procura de Órgãos (OPO), além de profissionais da Terapia Intensiva, Serviço Social, Psicologia e da Emergência, com interesse na temática, participaram do evento.
A programação com palestras contou com as apresentações do médico Eraldo Salustiano, coordenador do Sistema de Transplante na Bahia, que abordou o tema “Situação Atual da Doação e do Transplante na Região Sul da Bahia”; da enfermeira América Carolina Sodré, coordenadora da Educação Continuada CETBA, sobre “Busca Ativa e as Etapas do Processo Doação Transplante” e “Principais Dúvidas do Diagnóstico de Morte Encefálica”; e finalizou com o psicólogo Fabrizio Góis, da OPO Salvador, que orientou estratégias de “Acolhimento e Entrevista Familiar para Doação de Órgãos”.
A enfermeira Naama Ramos e Silva, do CIHDOTT do HRCC, disse que o encontro possibilitou que o processo se tornasse conhecido por todos os profissionais do hospital. “Isso contribuí diretamente para a formação da opinião pública, sensibilizando a população atendida pela unidade hospitalar. Essa complexa e apaixonante área contempla a participação de todos que desenvolvem suas funções dentro desse sistema, acolhendo tantas famílias diante da situação de perda de um ente querido com amor, compaixão, respeito e empatia pelo processo”, destacou.
Ela ressaltou ainda, a importância da capacitação e formação de profissionais com atualizações e encontros como o ocorrido no Hospital Regional Costa do Cacau. “Esses conhecimentos adquiridos reforçam nosso objetivo de contribuir para efetivação da doação de órgãos e tecidos para transplantes, resultando na diminuição das listas de espera”, pontuou.
Julio Musse, diretor-geral do HRCC, avaliou positivamente o encontro sediado na unidade. “Esse tipo de evento, que traz conhecimento técnico para os nossos profissionais, contribui significativamente com uma parte importante do nosso compromisso com a saúde pública. Quanto mais possibilidades de capacitação, formação, atualização, nós construímos um ambiente melhor para atender a população”, concluiu.

Envie seu comentário