Ilhéus
Hospital Regional Costa do Cacau simula atendimento do Projeto Lean nas Emergências

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, em Ilhéus, foi palco de uma simulação de atendimento do Projeto Lean nas Emergências. Esta iniciativa, parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, em parceria com hospitais de excelência, visa transformar a gestão e o atendimento em unidades de saúde públicas e filantrópicas em todo o Brasil.
A dinâmica realizada na última quinta-feira (05), no setor de Emergência da unidade hospitalar, foi conduzida por Jorge Corrêa Naves e Nicole Bertazzola Gracitelli Steigerwald, do Hospital do Coração (Hcor) de São Paulo, facilitadores do Lean no HRCC. O evento foi crucial para demonstrar, na prática, o impacto direto da organização de fluxos na qualidade, segurança e resolutividade do cuidado ao paciente.
A atividade foi dividida em dois momentos: o primeiro, “Processos Soltos e Sem Definição Clara”, e posteriormente, “Fluxos Estruturados com Metodologia Lean”. Inicialmente, a simulação retratou um cenário comum em muitas emergências: processos desorganizados, sem padronização e com pouca clareza nas etapas, evidenciando que a falta de um fluxo bem definido resulta em desperdício de tempo e recursos, além de aumentar o risco de erros que comprometem a segurança do paciente.
Já a segunda etapa da simulação apresentou a Emergência operando com fluxos estruturados e otimizados pela metodologia Lean, com as melhorias implementadas:
*Classificação de Risco (Manchester)*: permite a triagem rápida e eficaz dos pacientes, priorizando os casos mais graves.
*Fast Track para Casos de Baixa Complexidade*: criação de uma via rápida para pacientes com condições de baixa complexidade, desafogando a Emergência.
*Fluxista Agilizando Pendências e Reavaliações*: presença de um profissional dedicado à gestão do fluxo de pacientes, fundamental para identificar e resolver gargalos, agilizar exames, reavaliações e encaminhamentos.
*Altas Otimizadas, com Mais Fluidez e Segurança*: crucial para liberar leitos e macas de forma rápida e segura, possibilitando alta bem planejada que contribui para a fluidez do serviço e para a satisfação do paciente.
Para Julio Musse, diretor-geral do HRCC, a experiência do projeto na unidade demonstra o potencial transformador da metodologia. “Ao estruturar os fluxos de atendimento, o hospital melhora a qualidade e a segurança do cuidado, reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua de seus processos. Isso nos posiciona como um modelo de gestão em saúde, contribuindo para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais eficiente e centrado nas necessidades do paciente”, destacou.

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