Ilhéus
Ilhéus: Meu São João Amado 2025 une música, tradições e homenagem a Jorge Amado
Cidade terá oito dias de shows e celebrações que prometem aquecer economia

Lançado oficialmente nesta quinta-feira (15), o “Meu São João Amado – Arraiá Ilhéus 2025” promete transformar a cidade em um grande cenário junino, com oito dias de shows nos bairros e na Avenida Soares Lopes. Inspirado na cultura nordestina e na obra de Jorge Amado, o evento oferecerá uma experiência imersiva para moradores e turistas, unindo música, arte, literatura e tradição popular.
Durante o período festivo, a cidade será decorada com bandeirolas personalizadas, vilas temáticas, balões gigantes e painéis instagramáveis, fortalecendo o sentimento de pertencimento da população e valorizando o centro histórico como palco da cultura popular.
Quatro espaços temáticos vão compor a cenografia oficial: a Vila Gabriela, Cravo e Canela, na Praça Dom Eduardo (Catedral), recriará a Ilhéus do início do século XX; a Vila Junina Tradicional, na Praça Rui Barbosa, trará casinhas típicas e uma grande fogueira cenográfica; o Espaço Capitães da Areia, no letreiro da Avenida Soares Lopes, será voltado para interação e fotos; e a Praça Cairu receberá um imenso balão junino cenográfico, rodeado por bandeirolas. Ruas, calçadões e travessas da cidade também estarão decorados, criando uma ambientação festiva em todo o município.
O evento começa já em maio com edições itinerantes nos bairros, em parceria com a Rede Bahia. Confira o cronograma:
24 de maio – São João dos Bairros (Iguape)
31 de maio – São João dos Bairros (Olivença)
5 de junho – Lançamento da decoração na Vila Gabriela, Cravo e Canela
6 de junho – São João dos Bairros (Teotônio Vilela)
7 de junho – São João dos Bairros (Malhado)
12 de junho – Concurso Regional de Quadrilhas
13 a 15 de junho – São João Antecipado de Ilhéus
24 de junho – São João Oficial (Sambaituba)
28 de junho – Festa de Aniversário da Cidade
A programação de shows entre os dias 13 e 15 contará com artistas locais, regionais e nacionais, que se apresentarão na Avenida Soares Lopes, como: Maiara e Maraísa, Tierry, Paula Fernandes, João Bosco e Vinícius, Matheus Fernandes, Manu Batidão, Tayrone, Hugo Henrique, Sinho Ferrary, Netinho do Forró, Lordão, Cacau com Leite, Marlus Viana, Gigantes do Brasil, Thales Lessa, Trio da Huanna, PH do Acordeon, Zabumbahia, Mel de forró, Xote apimentado e Juninho do Acordeon.
Além dos shows e espaços cenográficos, a festa contará com outras iniciativas importantes: o Trem do Forró com passeios gratuitos pelos pontos decorados; linhas de ônibus gratuitas na rota e horário do evento; atendimento médico na arena; uma Casa de Acolhimento à Mulher; sala de imprensa; distribuição de preservativos; revista nos portais; áreas de estacionamento para táxi e carros de aplicativo; transporte assistido para pessoas com deficiência; espaço PNE na arena do evento; 170 barracas padronizadas; e espaço para filhos dos ambulantes e envolvidos no evento.
Mais que uma celebração, o São João 2025 de Ilhéus gera otimismo no setor comercial por representar uma oportunidade de movimentar a economia, gerar renda e empregos temporários, além de fortalecer a cultura e a identidade da cidade.

Envie seu comentário