Ilhéus
Lançamento do Projeto Motoboys do Brasil em Ilhéus
“Motoboys do Brasil” celebra os heróis anônimos das ruas brasileiras
Bahia, agosto de 2024 – Na sociedade da mobilidade e da velocidade, eles se tornaram protagonistas. Há tempos marginalizados, nos últimos anos, escreveram sua jornada de heróis. Estamos falando dos motoboys brasileiros, personagens que terão suas histórias de vida contadas em um projeto multilinguagem com livro, documentário e exposição itinerante.
Intitulada “Motoboys do Brasil”, a iniciativa é uma realização da produtora Barro de Chão com patrocínio da Lubrificantes Mobil™, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura. Depois do lançamento em São Paulo, o projeto segue para lançamento em Ilheús, Bahia, de 28 a 30 de agosto.
O livro “Motoboys do Brasil” oferece uma perspectiva atual da profissão e inclui relatos pessoais e culturais de motoboys por todo o país. Relatos como o de Iago da Paixão, de Ilhéus, que viu na crise da pandemia uma oportunidade. “Na pandemia de covid-19, estava desempregado, estavam precisando de entregador porque o pessoal não podia sair de casa, e então eu fui.” Com força, fé e coragem, de um bico temporário, transformou a rotina sob duas rodas como seu principal meio de sustento. “Para mim, ser motoboy é ter liberdade. É uma ação do dia a dia, sempre trabalhar, fazendo o bem, ajudando o próximo e, assim, a gente chega lá na frente”, declara Iago.
O material coletado é parte de uma exposição itinerante e uma plataforma digital acessível gratuitamente no canal do projeto no YouTube. De acordo com Mauro Rossi, CEO da Barro de Chão, “Motoboys do Brasil” cumpre a missão de reconhecer e valorizar a vida desse segmento social, cultural e profissional essencial para a sociedade brasileira.
Agenda de lançamento em Ilhéus – Berço da cultura cacaueira no Brasil, o Sul da Bahia também é a terra dos motoboys. Na região, os profissionais estão presentes na cena da mobilidade urbana, mas também nos cenários rurais, espaços que compreendem a dinâmica da sociedade local. Segundo o produtor executivo Mauro Rossi, é justamente a rotina desta região, que se divide entre os caminhos da cidade e das estradas, que norteou a escolha do local para abrigar o lançamento do livro, exposição e documentário Motoboys do Brasil.
“Além de exaltar este profissional tão essencial para a sociedade, queremos abrir espaço para colocar em pauta questões que vão além da cultura local, como a mobilidade urbana na região, algo que pode agregar ainda mais todo o potencial turístico da cidade”, conclui Mauro Rossi, CEO da Barro de Chão.
O projeto “Motoboys do Brasil” será lançado no dia 28 de agosto, às 15h30, na Câmara Municipal, onde a equipe e os motoboys da cidade que participaram do projeto receberão uma homenagem solene na casa. Às 18h30, será lançada a exposição fotográfica no Teatro de Ilhéus. No dia 29/08, às 18h30, a Academia de Letras de Ilhéus recebe a equipe do projeto para uma mesa redonda de lançamento do livro, em parceria com a comissão Henrique Simões Para os 500 Anos de Ilhéus. No fechamento da programação, dia 30/08, às 14h30, acontece a exibição do documentário “Motoboys do Brasil” na Sala Jorge Amado, da UESC.
A mesa redonda na Academia de Letras será presidida pelo jornalista e membro da Comissão, Ramayana Vargens, e visa abrir espaço para o diálogo sobre as demandas locais, tendo como foco a mobilidade urbana. “A comissão é voltada para preparar a comunidade, do ponto de vista de trazer, especialmente para o público escolar, as informações necessárias para que a nossa sociedade conheça bem a nossa história, a nossa trajetória de cinco séculos, o que significa isso no seio de uma comunidade. Receber este projeto na Academia é uma forma de estimular o debate sobre a preparação de Ilhéus para os 500 anos em 2034 e reforçar o papel da Comissão Henrique Simões neste processo”, afirma o jornalista Ramayna Vargens.
A Comissão Henrique Simões para os 500 Anos de Ilhéus tem o propósito de pensar e contribuir para o planejamento e edificação de uma Ilhéus plural, democrática, inclusiva e
mais justa para com seu povo, tendo 2034 como a culminância de uma etapa importante do processo histórico das suas origens.
SERVIÇO:
Lançamento do Projeto “Motoboys do Brasil” – Livro, Exposição Fotográfica e Documentário. Produzido pela Barro de Chão viabilizado com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e patrocínio dos Lubrificantes Mobil™. Para mais informações, visite: Canal do Projeto Motoboys do Brasil no YouTube
DATAS:
Sessão solene de homenagem ao projeto Motoboys do Brasil
28/08/24 , às 15h30
Local: Câmara Municipal de Ilhéus
Lançamento da Exposição Motoboys do Brasil
28/08/24, às 18h30
Local: Teatro Municipal de Ilhéus
Lançamento do livro “Motoboys do Brasil”
29/08/24, às 18h30
Local: Academia de Letras
Exibição do documentário
30/08/24, às 14h30
Local: Sala Jorge Amado, UESC.
EQUIPE TÉCNICA:
Idealização e realização: Barro de Chão Editora e Produções Ltda.
Direção geral e produção executiva: Mauro Rossi, Mirelle Hampel
Patrocínio: Lubrificantes MobilTM
Pesquisa: Victor Melo, Leonardo Vinhas, Zozi Mendes, Celene Sousa, Lucas Hampel Meireles, Julian Alhadef, Mauro Rossi, Mirelle Hampel
Texto: Victor Melo, Leonardo Vinhas, Livia Santana, Mauro Rossi, Mirelle Hampel
Tradução: Sabrina Gledhill
Revisão de texto: Patrícia Calazans
Direção de arte: Mauro Rossi
Projeto gráfico: Zozi Mendes
Fotografias: Julian Alhadef, Aramaca, Mauro Rossi, Zozi Mendes
Ilustração: Nik Neves
Curadoria: Mauro Rossi
Projeto editorial: Barro de Chão
Audiovisual: Julian Alhadef
Web design: Lucas Hampel Meireles
Trilha sonora: Ed Staudinger
Tratamento de imagens: Culturando
Relações internacionais: Monique Rossi, Mauro Rossi, Mirelle Hampel
Assessoria para lei de incentivos: Luli Hunt
Prestação de contas: Cidadania Corporativa Arte e Cultura
Produtora assistente: Ivete Gomes
Assessoria contábil: Jotacont Contabilidade
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Mauro Rossi: (11) 94210-9001
(Curador e Diretor Executivo)
Lívia Santana: (71) 99138-3883
(Jornalista e assessora de imprensa)
Envie seu comentário