Conecte-se conosco

Ilhéus

Prefeito de Ilhéus destaca avanços, obras e melhorias na cidade nos últimos 03 anos

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, participou nesta terça-feira (3), de uma entrevista no programa O Tabuleiro, com o radialista Vila Nova, na Ilhéus FM, onde falou dos avanços, melhorias, investimentos, obras e serviços importantes para os cidadãos nos últimos três anos. Na entrevista, o prefeito demonstrou os resultados da gestão, esclareceu dúvidas da população e questionamentos do radialista, ao abordar sobre o trabalho desenvolvido juntamente com a equipe de governo e as parcerias para a melhoria da cidade.

Vila Nova iniciou a entrevista perguntando ao gestor qual foi a sensação de trafegar pelo trecho que se encontra em obras, citando as intervenções no viário sul da nova ponte de Ilhéus. “Olha, depois de trinta anos de espera, passei pela via em obras comemorando, pois eu sei, assim como muitos ilheenses, da importância que a ponte tem para o município e região”, expressou.

“Não dá para construir obras sem causar certo transtorno”, alertou o prefeito, se referindo a um pedido feito ao governador Rui Costa para duplicar a BA 001 para desafogar o tráfego na rodovia. Nesta primeira etapa, a duplicação que será nos dois sentidos, com quatro pistas, terá uma extensão de 300 metros, até o Hotel Praia Dourada. O prefeito informou ainda que a licitação já foi iniciada na última segunda-feira (02). “Os transtornos passam e os benefícios ficam”, frisou o prefeito.

Aeroporto – Mário Alexandre falou sobre novas obras de infraestrutura na cidade, e disse que vem conversando com o Governo do Estado, através da Seinfra, sobre o aeroporto de Ilhéus. Relembrou que a Socicam, empresa concessionária dos serviços já encaminhou ao governador um projeto de requalificação com ampliação do equipamento. Sobre o futuro terminal internacional, o prefeito disse que está inserido no projeto apresentado pela empresa ao governo baiano.

O comunicador questionou o prefeito sobre a obra que está sendo erguida na Avenida Soares Lopes. O gestor explicou que “foi concedida uma permissão precária de uso para exploração do espaço público, e, em contrapartida, a empresa Aero Shake vai recuperar alguns equipamentos de lazer na própria avenida”. Mário demonstrou seu incômodo por saber que o local era ocupado pela marginalidade, ao invés de ser um ponto de encontro das famílias.

Parcerias – O chefe do Executivo Municipal disse ainda que firmou uma Parceria Público Privada (PPP) com a empresa Rota Transportes para a reforma e recuperação do prédio que abriga a Biblioteca Pública Adonias Filho e o Arquivo Municipal. As obras de melhorias devem atender toda a parte estrutural com requalificação corretiva e preventiva e a requalificação dos passeios com acessibilidade.

O gestor respondeu aos ouvintes que interagiram enviando mensagens de texto e voz durante a programação. Adiantou que esta semana estará findando o processo de licitação para a cobertura da primeira parte do canal do Malhado, outro sonho antigo dos ilheenses. “Estamos já com os recursos em conta para no começo de abril dar ordem de serviço para o início das obras, que terá uma grande relevância para a população ilheense”, disse.

Central – “Já temos os recursos para dar início às melhorias da Central de Abastecimento. Meu sonho era construir uma grande central estilo Ceasa com um complexo de restaurantes, lazer e ponto turístico, porém, o contingenciamento de recursos federais impede de avançar nesse objetivo. Enquanto lutamos, melhoraremos o atual aspecto da nossa central”, explicou o prefeito.

Outro assunto que vem afligindo a população brasileira é o novo coronavírus. O tema foi esclarecido pelo prefeito. O dirigente determinou na última semana a instalação de um plano municipal de contingência para o enfrentamento do novo vírus. Sem tirar a atenção para o momento, Vila Nova frisou que o mosquito Aedes aegypti é o grande vilão e o principal transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Saúde – Outro ouvinte perguntou sobre o atendimento clínico na unidade de saúde da Avenida Esperança. “O bairro não tinha um posto sequer e nós construímos, assim como o do bairro Princesa Isabel e o Sarah Kubitscheck, no Malhado. Na Esperança temos dentista, médico, enfermeiro, técnicos, e estou indo a Brasília, junto ao Ministério da Saúde, a fim de incluirmos todos os tipos de programas em algumas unidades do município”, explicou o prefeito.

Envolvido por sua persistência e obstinação em trabalhar por Ilhéus, Mário Alexandre disse que ainda não é o ideal, porém, conclamou a população que comparasse a saúde de antes, com rejeição de 80%, e a saúde de hoje, que saltou de 16% para 54% de cobertura da atenção básica municipal. Disse que em 2017, Ilhéus contava com apenas quatro ambulâncias do SAMU, sucateadas ou sem manutenção, mas que dobrou o número de veículos.

Infraestrutura – Sobre as obras de infraestrutura em alguns bairros de Ilhéus, o gestor disse que existe um cronograma de execução, mas que depende de liberações para execução e continuidade das obras. “São mais de dez milhões de reais em obras para executar, e minha ida à Brasília hoje é justamente para resolver os entraves, mas tenho força de vontade para ajudar a reconstruir esta cidade”, afirmou.

Mário Alexandre aproveitou a oportunidade para ressaltar o momento de valorização vivido pelo servidor público municipal, nunca antes promovido por gestões passadas. “Reajustamos os salários que estavam congelados há mais de cinco anos, aumentamos o valor do ticket alimentação, entregamos novos fardamentos e equipamentos de proteção individual como fizemos ontem aos trabalhadores da limpeza pública”.

Servidores – “O Governo Municipal está dialogando com o sindicato para ver a melhor forma de atender as pessoas que foram afastadas pela justiça, e não pelo prefeito, que fique claro isso. Pedi para que fosse aberta uma mesa de negociações, com medidas equilibradas para que todos sejam vistos. Adotamos uma campanha de pagamento de precatório com deságio, visando a obtenção de descontos de 40% sobre o valor do débito trabalhista”, informou Mário Alexandre.

Sobre o Estádio Mário Pessoa, o gestor afirmou que as obras serão iniciadas ainda no mês de março em atendimento às normas do Corpo de Bombeiro Militar. “Infelizmente não temos recursos financeiros para promover uma requalificação completa do estádio que ultrapassaria o valor de R$ 1 milhão de reais. Faremos sim uma reforma básica para colocar os dois times profissionais de Ilhéus para jogarem”, confirmou.

Reforma de escolas – Ao estabelecer um canal direto com o povo, o prefeito Mário Alexandre comentou ainda sobre a educação. “Quando anunciei que não faríamos o Carnaval Oficial foi justamente para promover o avanço em obras de melhorias na cidade, a exemplo das obras de reformas em escolas como o IME, Santo Antônio e Paulo Freire. Hoje, temos vinte mil alunos matriculados na rede pública do município e a população comemora esses resultados”.

Por fim, o prefeito comentou ainda sobre melhorias em equipamentos públicos esportivos como as pistas de skate da Avenida Soares Lopes, no centro, e da Litorânea, na zona norte. Pontuou também sobre a parceria para as reformas das quadras esportivas do distrito de Olivença e do bairro Jardim Savóia, e das quadras de vôlei e futevôlei de areia, dos campinhos do centro e dos bairros, além da iluminação nestes espaços.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *