Ilhéus
Psicóloga especialista em sexologia aplicada passa a atender no projeto piloto do Ambulatório Trans do Materno-infantil de Ilhéus
![](https://bocanews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/psicologa-especialista-em-sexo.jpeg)
O projeto piloto de atendimento à comunidade trans, no Ambulatório do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, ganhou um importante reforço para o público LGBTQIAPN+: a psicóloga Fernanda Brandão. Pós-Graduada em Sexologia Aplicada e com formação em Terapia Sexual, Fernanda Brandão passa a integrar a equipe de profissionais do hospital da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e, dentre inúmeras agendas rotineiras na unidade, como acompanhamento psicológico a gestantes, puérperas e familiares, também ofertará semanalmente consultas para pessoas transexuais. A comunicóloga e historiadora Leslie Sá foi a primeira mulher trans atendida nesta nova fase do projeto, no final da tarde da última terça-feira (11).
“Trata-se de um grande passo na luta pela implementação integral do ambulatório, que é o nosso sonho”, comemora Leslie. Ela considera de grande importância a disponibilização de mais esse serviço. “Trabalhar a saúde mental é primordial no processo de transição, até para que a pessoa entenda a sociedade em que está inserida e saiba lidar também com os seus próprios traumas”, afirma. “A cabeça estando boa, o corpo também vai estar”, completa Leslie.
Hoje com 31 anos, Leslie iniciou o seu processo de transição aos 26, orientada pelo que via na internet. Passou por um processo de depressão. “Eu sabia que não era de verdade e resolvi minha identidade. Foi quando as coisas começaram a melhorar na minha cabeça”, lembra. Hoje é uma mulher, formada em Comunicação e História. Atua na área do Turismo e é militante do Movimento LGBTQIAPN+. “A concretização deste ambulatório, hoje em fase embrionária, é uma luta nossa e acreditamos neste sonho”, assegura.
*Projeto piloto*
O Hospital Materno-Infantil ainda não está credenciado a prestar este modelo de atendimento. Mas desde 2023, a unidade idealizou um projeto piloto e o colocou em prática, atendendo ao que preceitua o Sistema Único de Saúde (SUS), que tem em uma das suas diretrizes a consolidação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Desde então, a direção do Hospital Materno-Infantil vem dialogando com representantes da comunidade LGBTIAPN+.
O movimento se fortaleceu em julho do mesmo ano, durante o encerramento das comemorações do Orgulho LGBTIAPN+ no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio. Colaboradores do hospital promoveram um abraço coletivo em representantes do movimento, simbolizando uma forma de acolhimento às pessoas e à causa.
A direção do hospital também visitou a Maternidade Climério Oliveira, em Salvador, considerada referência nesse modelo de atendimento, onde são realizados partos de homens trans. E foi visitada pela assessoria técnica da área de saúde LGBT, da Secretaria Estadual da Saúde, que veio conhecer as condições propostas pela direção da unidade, debater e construir juntas o formato de um novo e inédito serviço na região. Cursos, palestras e sensibilização dos colaboradores do HMIJS têm sido realizados.
*Exames e consultas*
O projeto piloto passou a permitir a realização de exames de rotina e hormonais em pacientes que passam pela afirmação de gênero. Aproximadamente 20 pacientes são atendidos no Ambulatório do HMIJS onde, também, são disponibilizadas consultas ginecológicas.
O hospital conta com 105 leitos destinados à obstetrícia, gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal. A unidade é integrada à Rede Cegonha e oferece atendimento a urgências e emergências, funcionando 24 horas com acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia. O investimento do Estado é de aproximadamente R$ 40 milhões, incluindo obras e equipamentos. O HMIJS foi inaugurado pelo Governo da Bahia em dezembro de 2021.
![](https://bocanews.com.br/wp-content/uploads/2023/04/logo-boca-news.png)
Envie seu comentário