Conecte-se conosco

Ilhéus

“Se esse posto de saúde não estivesse aberto, minha irmã teria morrido” ; confira

_A iniciativa da prefeitura de Marão, de estender os horários de UBS até às 22 horas, salva vidas. Acompanhe o depoimento de Abraão Sultão e sua irmã, atendida na UBS da Princesa Isabel, às 20 horas_

 

Com a iniciativa do governo Marão, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram a atender a população até às 22 horas, oferecendo toda estrutura básica de saúde para a população que não consegue estar em uma unidade, no horário comercial e, por sempre ter um médico plantonista. Para evidenciar a importância dessa ação, conheça um exemplo recente e emocionante do empresário ilheense Abraão Sultão que acompanhou o drama de sua irmã, Guiomar Guimarães. Ela, ao visitá-lo, neste mês de setembro, sentiu-se mal e precisou ser socorrida na UBS Santa Dulce dos Pobres, a UBS Princesa Isabel, da qual é vizinho.

““Era 20 horas, a minha irmã estava me visitando e passou muito mal e foi lá [na UBS da Princesa Isabel] que fomos socorridos”, conta Abraão, que acompanhou toda a construção e entrega da unidade, em 2018. O plantonista da noite na UBS, que passou a funcionar até às 22 horas, era o Dr. Tales que comentou sobre o ocorrido. “O quadro dela não era fácil, era muito grave. Poderia agravar [sem o primeiro atendimento rápido] e ter um desfecho muito ruim, poderia até o risco de morrer”, relatou.

Já a paciente, Guiomar, ainda em recuperação, precisou ser encaminhada às pressas para uma cirurgia, que foi realizada com sucesso e hoje, ela conta, aliviada, que “tive a solução de um problema muito sério da minha saúde. O médico de lá [da UBS Princesa Isabel] me recomendou imediatamente a cirurgia. Agradeço muito a ele, aos enfermeiros e a todos que possibilitaram o posto aberto. A importância dele funcionando até de noite foi muito grande para mim”.

584ab349-c027-4371-9fae-7c835a7dc12c

“A cidade está de parabéns na saúde. Agradeço primeiro a Deus e depois, a uma boa administração do prefeito, para este posto médico estar aberto à noite, em uma hora muito difícil”, agradece, Abraão Sultão, aliviado, sabendo que a sua irmã está se recuperando, à salvo, graças a uma iniciativa que reforça o compromisso do prefeito Marão em cuidar da população.

A iniciativa de estender o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde parte da necessidade de colocar toda a estrutura de saúde pronta para atender e acolher a população ilheense. Por isso, a escolha das cinco unidades – UBS Euler Azaro, no Teotônio Vilela (Zona Oeste); UBS Hernani Sá (Zona Sul); UBS Sarah Kubitschek, no Parque Infantil (Zona Norte) e as UBS da Conquista e da Princesa Isabel, que atendem o centro de Ilhéus – foi feitas de forma estratégica, para acolher um número maior da população, o que vem colaborando para tornar o atendimento e a cobertura de saúde em Ilhéus, cada vez mais abrangente e universal.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *