Ilhéus
Uesc fortalece parcerias para impulsionar turismo cultural no sul da Bahia

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, professor Alessandro Fernandes, recebeu nesta quarta-feira (21), no campus da instituição, representantes da Secretaria de Turismo de Ilhéus para uma reunião estratégica voltada à cooperação técnico-científica. O objetivo central do encontro foi ampliar o protagonismo da Universidade como centro de conhecimento e vetor de desenvolvimento do turismo regional.
A reunião teve como pauta principal a articulação de ações conjuntas nas áreas de pesquisa, inovação, cultura e turismo, com ênfase no papel da Uesc no apoio a iniciativas que incentivem e preservem o patrimônio histórico e cultural do sul da Bahia. A proposta é que a Uesc atue como um polo articulador de iniciativas que envolvam turismo sustentável, cultura, memória e identidade local.
Participaram do encontro, além do professor Alessandro Fernandes, o secretário de Turismo Maurício Tavares, a superintendente de turismo, Marcela Souza. Durante a reunião, os participantes destacaram a relevância da Uesc como parceira estratégica na formulação e execução de projetos estruturantes de turismo cultural. A Universidade poderá contribuir com suporte técnico-científico, produção de conhecimento, mapeamento histórico, elaboração de roteiros e capacitação profissional.
“Quando se trata de Ilhéus, eu me coloco como parte dessa instituição. A Uesc está sempre de portas abertas, especialmente quando o assunto é educação e o fortalecimento das ciências sociais na Bahia. Acreditamos que, com fé e propósito, seguimos firmes, mesmo diante das adversidades. Por isso, podem contar conosco no que for possível, essa parceria é fundamental, e estamos totalmente comprometidos com ela.” afirmou o reitor Alessandro Fernandes.
O encontro também destacou a necessidade de integração entre os setores público e acadêmico para consolidar Ilhéus e o sul da Bahia como destinos culturais de referência. Como encaminhamento, foi acordada a realização de novos encontros para aprofundar a construção conjunta das propostas a criação de um grupo de trabalho que alinhe projetos prioritários e elabore um plano de ação conjunto entre a universidade, as secretarias e demais parceiros institucionais.

Envie seu comentário