Conecte-se conosco

Ilhéus

Uesc recebe aprovação no Programa Erasmus+

Programa apoia intercâmbio com instituições da União Europeia

 

A Universidade Estadual de Cruz (Uesc) recebeu aprovação no Programa Erasmus+ na área da saúde, denominado ProSaúde+. O Erasmus+ é o programa da União Europeia que apoia a educação, a formação, a juventude e o esporte através da mobilidade acadêmica. Proporciona aos estudantes a chance de vivenciar experiências interculturais no exterior, familiarizar-se com outros sistemas de ensino superior e conhecer jovens de outros países, contribuindo para o processo de integração internacional.

 “É mais uma oportunidade oferecida, em nossa Universidade, para discentes que desejam fazer intercâmbio com estágios, mestrados no exterior beneficiando também nossos docentes. É o resultado de muitos contatos mantidos por esta reitoria com instituições europeias”, comemorou o reitor Alessandro Fernandes de Santana.

De acordo com a professora Ticiana Grecco Zanon Moura, assessora de Relações Internacionais (Arint) da Uesc, “a proposta foi conjunta, fruto de uma cooperação internacional com a participação de 17 universidades de 6 países. São eles: Angola (duas universidades envolvidas), Brasil (duas), Cabo Verde (uma), Moçambique (duas), Timor Leste (um), Portugal (nove) universidades envolvidas. No Brasil, além da Uesc, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) fez parte da elaboração do projeto que contempla as áreas de Medicina, Medicina Veterinária e Enfermagem”.

“Com a aprovação deste projeto, abre-se uma grande possibilidade para pleitearmos, na próxima convocatória Erasmus+, o financiamento de mobilidade entre as instituições, visando proporcionar aos discentes a oportunidade de estudar em instituições de ensino superior de referência na União Europeia, nomeadamente em Portugal, em linha com os objetivos de inclusão e diversidade do Programa Erasmus+; favorecer a circulação de conhecimento nas áreas disciplinares do setor da Saúde, facilitando o intercâmbio de professores; aprofundar a cooperação interuniversitária, contribuindo para a atualização e o desenvolvimento contínuo das instituições de ensino superior da Comunidade de Países de Língua Portuguesa; conceder notoriedade e prestígio às instituições participantes num programa de renome internacional como é o Programa Erasmus+”, explica a assessora da Arint.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *