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Cerca de 4,5 mil profissionais do SUS com sintomas da Covid-19 foram atendidos no pronto-atendimento do Governo


Na avaliação do superintendente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, cuja entidade administrava a unidade, o centro teve um papel fundamental no pronto-atendimento dos profissionais que estavam na linha de frente no combate ao coronavírus. “Além do atendimento psicológico e clínico, realizávamos a testagem dos profissionais. Dos 2.973 pacientes testados, 818 estavam com a doença, ou seja, 27,5% do total. Na média, é um percentual elevado, mas veio caindo ao longo do tempo”, afirma o superintendente.
De acordo com Rodrigues, “tanto a Sesab quanto a Fabamed investiram em diversos treinamentos e capacitações na área de biossegurança, bem como produziu materiais educativos. Assim, os profissionais de saúde ficaram ainda mais atentos aos procedimentos adequados, sobretudo, na desparamentação. O resultado foi uma queda progressiva de profissionais infectados”, analisa o superintendente.
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que “a unidade funcionava todos os dias da semana, das 7h às 21h, por demanda espontânea. E em caso de necessidade, o paciente seria transferido para o hospital de referência, que é o Hospital Santa Clara”, pontua o secretário,
A unidade ainda ofertava de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendimento psicológico. “A estrutura foi cuidadosamente planejada para atender adequadamente os profissionais de saúde do SUS, com espaço para coleta de amostras, laboratório simplificado e raio-x portátil”, disse Vilas-Boas.

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