Notícias
Chocolate baiano é destaque nacional
Anteriormente famosa pela qualidade de sua produção de cacau, cultivado na região sul, agora a Bahia passa a ser reconhecida pela fabricação de seu mais delicioso derivado, o chocolate.
A segunda edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, conhecido por Chocolat São Paulo 2020, tem entre os destaques os produtos made in Bahia, para degustação de grande parte das 30 mil pessoas presentes.
Entre este contingente estarão profissionais da gastronomia e do agronegócio, além de apreciadores e chocólatras, como convencionou-se denominar os habituais consumidores.
A festa do chocolate acontece até este domingo, dia 15, na Bienal do Ibirapuera, na capital paulista. A organização dos estandes, uma demanda dos hoteleiros locais para divulgação do destino Bahia, ficou a cargo da Secretaria de Turismo do Estado.
– Temos a Estrada do Chocolate, a primeira estrada temática do país, onde é possível visitar fazendas de cacau e fábricas de chocolate, acompanhando todo o processo desde a colheita da fruta até a sua transformação no doce admirado em todo o mundo” – disse o secretário de Turismo, Fausto Franco.
Para dimensionar com mais probabilidade de acerto a presença do chocolate baiano, 12 das 70 marcas em exposição parecem nos transportar, no imaginário, aos enredos dos romances de Jorge Amado, habitual contador de histórias relacionadas à região cacaueira.
Entre as marcas baianas estão Mendoá Chocolate, Chor Chocolate de Origem, Natucoa, Mais do Cacau, Var Chocolates, Chocolates Jupará, Cacau do Céu, Chocolate Yrerê, Benevides Chocolate, Chocolates Mucuguê, Lalis e Chocolate Jequitibá.
“Vejo com profunda preocupação o desrespeito do Poder Executivo ao Poder Legislativo e ao Poder Judiciário. O afastamento entre Poderes aumenta a crise”
João doria, governador de São Paulo e provável postulante à presidência em 2022, comentando a atuação do presidente Jair Bolsonaro e seu relacionamento com outros poderes e entes federativos
CPI em Camaçari
O vereador Jackson (PT) está recolhendo assinaturas para criar uma CPI na Câmara Municipal de Camaçari para apurar um possível tráfico de influência em contrato da Secretaria da Saúde. Com cinco assinaturas na mão, o deputado trabalha para conseguir mais duas assinaturas, fechando um terço, número mínimo necessário para abertura de uma comissão de investigação na Casa.
– Existe um contrato de prestação de serviço na Secretaria da Saúde em que a prestadora é uma empresa da filha e do irmão do atual secretário de Esporte, o vereador licenciado Sessé Abreu. Recentemente, circulou a informação de que ele estaria abrindo mão da reeleição para apoiar o secretário da Saúde, Elias Natan. Vamos investigar se existe tráfico de influência entre as pastas – afirma Jackson.
Rui disputado
O prefeito de Cachoeira, Tato Pereira (PSD), e a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) disputaram ombro a ombro espaço ao lado do governador Rui Costa (PT), que esteve ontem no aniversário da cidade. A briga para ver quem ficava mais perto do petista foi tão grande que o próprio Rui precisou intervir.
– Vamos passar um para cada lado.
Irritado, Tato chamou a deputada de “ousada”, além de dizer: “Eu sou prefeito”.
POUCAS & BOAS
Um evento esportivo voltado às mulheres vai movimentar hoje pela manhã o Porto da Barra a partir das 5h30 para o terceiro Treino das Meninas, abrangendo corrida, ciclismo e remo. De lá, as praticantes das modalidades, que se reúnem para combater o assédio e a importunação sofridos pelas atletas durante as práticas esportivas, seguem para o bairro do Rio Vermelho. As remadoras terão saída e chegada no Porto da Barra.
Em Valença acontece hoje a segunda edição do Sarau Lítero-musical Bardos Baianos, por meio de parceria entre o Projeto Ocupação Cultural e a Cogito Editora. Com a presença de poetas, músicos e apreciadores do estilo, o evento terá início às 18h no Centro Cultural Olívia Barradas. O foco do evento é apresentar à comunidade artística do baixo sul do estado, o projeto Bardos Baianos, que prevê a publicação de antologias poéticas com obras de autores de cada Território de Identidade da Bahia.
Envie seu comentário