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Cidades

Debate sobre Capitalismo, Economia e Educação é realizado na Uesc

Evento resulta em parceria internacional

Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), realizou no dia 04 de junho, o lançamento do livro “Capitalismo e Economia Mundial: Bases Teóricas e Análises Empíricas para Compreensão dos Problemas Econômicos do Século XXI,” de autoria do professor Dr. Xabier Arrizabalo Montoro, da Universidade Complutense de Madri (UCM, Espanha). O livro relata os desafios da economia no século XXI frente ao avanço da barbárie, das políticas neoliberais, da austeridade e dos ajustes estruturais.

O evento foi realizado através de uma mesa-redonda com o autor e docentes de quatro Departamentos da Uesc: Ademar Bogo, de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH); Tiago Lavoura, de Ciências da Saúde (DCS); Sócrates Gusmann, de Ciências Econômicas e Contábeis (DCEC); e Celi Taffarel, de Ciências da Educação (DCIE). Teve início com o pronunciamento do diretor do DFCH, Dr. Antônio Balbino Marçal Lima, e da Dra. Livia Andrade Coelho, diretora do DCIE, que destacou a importância da iniciativa que reuniu professores de quatro Departamentos no debate que demonstra o papel do fator econômico na reprodução social.

Partindo de uma pergunta básica: “Por que as condições de vida da maioria da população mundial não só são precárias, mas estão ameaçadas cada vez com maior precariedade, apesar das possibilidades oferecidas pelo progresso científico e tecnológico, tornado possível pelo aumento da produtividade da classe trabalhadora?”, o diálogo discutiu uma análise sistêmica da gravidade da situação.

O debate levou em conta o conteúdo do livro que trata da Teoria do Conhecimento necessária para enfrentar os problemas da economia política do século XXI e através de dados empíricos trouxe a perspectiva do que significa para a classe trabalhadora as medidas que tentem conter a queda da taxa de lucro do capital, a austeridade, os ajustes estruturais e as guerras que atacam a soberania, democracia e seus direitos.

Desse evento, surgiram duas iniciativas importantes: retomar as relações de intercâmbio acadêmico com a UCM e a proposta da elaboração de um projeto de pesquisa internacional sobre as determinações da economia política para suprimir a educação pública, laica, de qualidade, referenciada na Espanha e no Brasil, e o que fazer.