Notícias
Editorial: Governar Ilhéus – Uma Tarefa Repleta de Desafios
Por : Emerson Silva
O governo de Valderico Júnior, começa sob os holofotes de grandes expectativas e desafios complexos, não á toa a identidade governamental tem como lema: *Recuperar o presente e Construir o futuro* lembrando aos senhores leitores, que o prefeito foi Eleito com a promessa de uma nova perspectiva para Ilhéus, o prefeito precisará lidar com questões que vão além da administração cotidiana, que vão além de parar o carro em uma rua sem iluminação e fazer um vídeo para seu engajamento midiático. Entre os principais obstáculos está o cenário político, como já venho dizendo há tempos por aqui, Valderico, faz oposição aos governos estaduais e federais, ambos comandados pelo PT, uma situação que pode dificultar o acesso a recursos estratégicos e comprometer a execução de grandes projeto pois Ilhéus, não tem a mesma arrecadação que Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista a nossa realidade social, política e econômica é outra , prova que hoje já são dia 04 de Janeiro e existem servidores que ainda não receberam seus salários.Mas, com o tal planejamento estratégico de gestão,certamente avance!
Diferentemente das administrações passadas, que tinham trânsito livre em Salvador e Brasília, o novo governo enfrentará um ambiente político mais adverso, exigindo habilidade em articulação e criatividade para buscar soluções fora das parcerias tradicionais. Paralelamente, será necessário construir uma relação sólida e de diálogo com a Câmara de Vereadores. Sem uma base consistente no Poder Legislativo Municipal ( pelo que se percebe e analisando o discurso de posse ) o Prefeito quer construir alianças, caso não venha a cumprir seus acordos e inclusive promessas de campanha a governabilidade estará em risco, podendo comprometer a aprovação de medidas essenciais para o avanço da cidade. Ele está bem confiante e nós Ilheenses, ESPERANÇOSOS para a renovação acontecer na capitania que se transformou nos últimos anos em cidade que diga-se de passagens com problemas crônicos encontrados em qualquer cidade que não serão resolvidos com toques de fadas e sim com trabalho árduo . *Recuperar o presente e construir o futuro* não é é muito menos será uma tarefa tão fácil assim.
Ilhéus tem problemas estruturais profundos, que há décadas assolam os moradores, que exigem respostas urgentes não falo dele em si, até porque iniciou sua gestão essa semana. Mas, falando como povo que sou A população como o todo , ao escolher a mudança, demonstra uma ansiedade de soluções rápidas, mas esses problemas, como a infraestrutura deficitária e alguns serviços públicos inconsistentes, não serão resolvidos de imediato. O novo governo precisará equilibrar a necessidade de mostrar resultados a curto prazo com a formulação de estratégias sólidas e sustentáveis a longo prazo.
Valderico Júnior, herda uma cidade que precisa de muito mais do que promessas. Ela está no rumo certo, mas a sua equipe e sua capacidade de liderar os seus, serão constantemente testadas, especialmente em um momento em que a população espera mais do que discursos: quer ação, eficiência e resultados. O desafio de governar Ilhéus será enorme, mas, com diálogo, planejamento e transparência, há espaço para reconstruir a confiança e abrir novos caminhos para o futuro do município.
Envie seu comentário