Notícias
Enchentes afetam abastecimento de água em diversos municípios do extremo sul
As fortes chuvas que assolam a região Sul desde a última quarta-feira (8) provocaram enchentes e causaram danos em diversas instalações da Embasa, afetando a operação dos sistemas de abastecimento de água. Alguns sistemas tiveram sua operação interrompida por falta de energia elétrica, já que o temporal também afetou o fornecimento de energia por parte da Coelba.
A Embasa está adotando todas as medidas possíveis para retomar, no menor prazo possível, a normalidade dos sistemas afetados pelo temporal. No entanto, em diversos municípios, é impossível ter acesso às instalações do sistema de abastecimento devido ao nível das águas, que impede o acesso. Nesses casos, a empresa precisa aguardar que a água escoe para que os reparos possam ser realizados.
Confira abaixo a situação de cada sistema de abastecimento da região:
Itamaraju (sede municipal) – O sistema já opera em normalidade. Apenas o bairro Bela Vista apresenta problemas no abastecimento, mas as equipes da Embasa já estão efetuando os reparos, com conclusão prevista para esta segunda (13), quando o abastecimento começará a ser retomado, de forma gradativa, com expectativa de plena regularização em até 24 horas.
Eunápolis (todo o município) – O sistema não está operando porque a enchente de sexta-feira (10) danificou a estação de captação. Embora o nível do rio já tenha baixado bastante, a área onde se situa a estação de captação continua com pontos de alagamento e muita lama, dificultando as ações de reparo e substituição dos equipamentos danificados. A expectativa é que, nesta segunda-feira (13), as equipes da Embasa já estejam no local para avaliar os danos causados e dar início aos reparos.
Medeiros Neto (todo o município) – O sistema não está operando devido a problemas no fornecimento de energia elétrica nos equipamentos da captação. A Coelba já foi acionada e, após a conclusão dos reparos, o abastecimento de água será retomado de forma gradativa, com previsão de plena regularização em até 48 horas.
Jucuruçu (sede municipal) – A conclusão dos reparos está prevista para esta segunda-feira (13), quando o abastecimento de água começará a ser retomado de forma gradativa, com expectativa de plena regularização em até 24 horas.
Teixeira de Freitas (sede municipal) – Os serviços de manutenção emergencial foram concluídos neste domingo (12) e o abastecimento de água começou a ser retomado de forma gradativa, com expectativa de plena regularização em até 24 horas.
Prado (sede municipal) – O sistema não está operando porque a enchente de sexta-feira (10) danificou a estação de captação, que ainda se encontra submersa. A Embasa está aguardando que o nível da água baixe para realizar a substituição dos equipamentos danificados e os reparos necessários.
Guarani (distrito de Prado) – O sistema não está operando devido à cheia em um córrego próximo que danificou a estação de bombeamento de água tratada. A equipe da Embasa está aguardando a liberação do acesso ao distrito que ficou interditado após a enchente para a realização dos reparos.
Nova Alegria (distrito de Itamaraju) – A água captada no Córrego do Dega já voltou aos parâmetros de qualidade e o abastecimento de água começou a ser retomado neste domingo (12), de forma gradativa, com expectativa de plena regularização em até 24 horas.
Coqueiro (distrito de Jucuruçu) – As equipes já estão no local para avaliação dos danos causados em trecho da adutora de água bruta, para início dos serviços de reparo o mais rapidamente possível.
Envie seu comentário