Connect with us

Notícias

Encontro fortalece parceria entre ONG e Prefeitura para acompanhamento à saúde bucal de estudantes

Sessenta dentistas de Ilhéus, voluntários da ONG Turma do Bem, a maior rede de especialistas bucais em todo o mundo, vão realizar consultas e atendimentos odontológicos gratuitos a estudantes que passaram por triagem nas zonas urbana e rural do município. A Turma do Bem atua em 12 países da América Latina. No Brasil, beneficia jovens carentes de 11 a 17 anos em 300 municípios. Hoje (4), o prefeito Mário Alexandre Sousa recebeu a coordenadora local do programa, a dentista Meire Suely Dias Almeida e, na oportunidade, anunciou além do apoio ao programa mundial, uma parceria local dos seus voluntários com o Programa Saúde na Escola (PSE) em desenvolvimento na rede municipal de ensino.

Através do PSE, duas mil crianças carentes de Ilhéus já contam com ações de saúde bucal. Técnicos da secretaria de Saúde, em parceria com professores da rede, já trabalham com orientação sobre escovação, tratamento odontológico e distribuição de kits de higiene bucal nas escolas públicas de Ilhéus e nas creches municipais, segundo a Superintendente de Saúde, Elisângela Oliveira, presente ao encontro, que também contou com a presença a secretária de Educação, Eliane Oliveira. “É prioridade do governo este modelo de parceria, porque fortalece as ações coletivas e prioriza o atendimento à população que mais precisa de atenção”, elogia o prefeito de Ilhéus.

Meire Suely explica que após a triagem, que já foi feita nas escolas de Ilhéus, os relatórios e diagnósticos são encaminhados para São Paulo, onde é definida a lista dos beneficiados. Os estudantes selecionados receberão uma carta de contemplação para dar início ao tratamento. Serão atendimentos nos consultórios dos voluntários que vão desde intervenções simples, como tratamento de cáries, às mais sofisticadas, como implantes e aparelhos ortodônticos.

“Para uma higiene bucal bem feita, o Ministério da Saúde preconiza que devemos utilizar, pelo menos, quatro escovas por ano. Mas a realidade, principalmente em zonas mais pobres, revela o uso de uma mesma escova por 1,9 membros da família neste mesmo período de um ano”, lamenta Meire Suely. “Vamos estabelecer uma relação mais efetiva entre o governo e os profissionais que atuam no projeto”, assegura a dentista, acreditando que o trabalho conjunto poderá mudar a realidade bucal de muitos jovens e adolescentes da periferia de Ilhéus.

Arquivos

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *