Conecte-se conosco

Notícias

Estudantes de Enfermagem da Uesc participam da vacinação de idosos em Ilhéus

Em meio às incertezas sobre como será a vida pós-pandemia, a vacina contra a Covid-19 em grupos prioritários simboliza a possibilidade de dias melhores. Para auxiliar na vacinação, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), através do laboratório de Extensão de Enfermagem Fundamental, coordenado pela professora/Dra. Flávia Moura Costa, estão participando, junto com a Secretaria de Saúde do Município de Ilhéus, da vacinação dos idosos, contra a COVID-19, tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

De acordo com a professora Flávia, “a Uesc possui um convênio com a Secretaria de Saúde de Ilhéus que possibilita a realização de estágios e atividades práticas na rede de saúde do município. Dessa forma, a Coordenação da Rede de Frios do Município fez contato com a coordenação do laboratório de Extensão de Enfermagem Fundamental para saber da disponibilidade de contar com o apoio dos estudantes de Enfermagem nas ações relativas à vacinação dos idosos.”

Através das redes sociais a coordenadora fez contato com os estudantes que se disponibilizaram a integrar a equipe. Segundo a professora, 12 estudantes vêm participando desde janeiro das atividades de vacinação dos idosos, sendo que em março outros cinco estudantes aderiram à equipe, sempre supervisionados e orientados em todas as atividades, pela docente responsável.

Os discentes realizam anamnese para detecção de algum fator que contra-indique a vacina, orientam quanto a possíveis efeitos colaterais, cuidados pós-vacinação e retorno para segunda dose; preenchem o cartão de vacina e os formulários relativos aos necessários registros no sistema de informação.

A coordenadora do laboratório de Extensão de Enfermagem Fundamental realça que “os estudantes do último semestre do curso de Enfermagem da Uesc também executam o procedimento da vacinação. Em campo, esses estudantes abordam a importância de que os idosos mantenham o distanciamento social e as práticas de higiene.”

A professora acrescenta que “a Secretaria Municipal de Saúde assegurou a vacinação aos discentes e a docente, bem como todo equipamento de proteção individual necessário às ações. As atividades são demandadas conforme o município recebe as doses de vacina destinadas aos idosos. Até o momento foram realizadas nove ações com a participação dos extensionistas da Uesc. Os alunos se dirigem por conta própria à sede da rede de frios de Ilhéus e após receberem as orientações relativas às atividades do dia, são encaminhados para os postos de trabalho, conduzidos por transporte da Secretaria de Saúde,” conclui a professora Flávia Moura Costa.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *