Conecte-se conosco

Notícias

Genial/Quaest: Lula caminha na direção errada para 98% dos executivos financeiros

Operação Lava Jato / Lula – 10-05-2017 – Depoimento do Ex-Presidente Lula na Justiça Federal, em Curitiba, para o juiz Sargio Moro. O encontrou durou quase cinco horas e na sequencia Lula partiu para a Praça Santos Andrade. Para uma plateia estimada em 5 mil pessoas na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta quarta-feira (10) o desejo de ser candidato à Presidência da República. Na foto, Lula no palco armado na Praça Santos Andrade.

 

Os primeiros meses do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão marcados pela desconfiança dos executivos do mercado financeiro. É o que revela a primeira edição da pesquisa “O que pensa o mercado financeiro”, divulgado nesta quarta-feira (15/3), pela Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, mostra que quase 100% dos executivos estão desconfiados com a atuação do novo governo. A pesquisa é a primeira a mensurar o humor do mercado sobre a política econômica do governo Lula e sobre as expectativas para os próximos meses.

Em meio às pressões do governo sobre o Banco Central e ao atual patamar da taxa básica da economia (Selic), atualmente em 13,75% ao ano, o discurso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que tenta convencer de que há compromisso com a responsabilidade fiscal, mesmo sem apresentar o novo arcabouço de fato, não está convencendo a maioria de quem detém o dinheiro no país.  Conforme os dados da pesquisa Genial-Quaest, 98% dos executivos do mercado financeiro consideram que a política econômica do governo Lula caminha na direção errada.

Do total de entrevistados, 90% definem como negativa a relação do governo Lula com o Banco Central e apenas 7% têm expectativa de que o relacionamento possa melhorar. 43% acreditam que ficará igual e 49%, que vai piorar.

Conforme os dado com o levantamento, 68% dos entrevistados acreditam que governo não está preocupado com controle da inflação e 73% dizem que haverá recessão na economia ainda neste ano. Mais de um terço dos executivos, 36%, acredita que inflação deste ano ficará acima de 6% e 46% deles consideram que o dólar vai fechar 2023 acima de R$ 5,30.

A pesquisa revela ainda que, do total de entrevistados, 90% definem como negativa a relação do governo Lula com o Banco Central e apenas 7% têm expectativa de que o relacionamento possa melhorar. Outros 43% acreditam que ficará igual e 49%, que vai piorar.

Foram ouvidos 82 executivos das maiores casas de investimento de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na avaliação de 90% dos executivos, a política fiscal não vai gerar sustentabilidade da dívida pública.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Correio Braziliense

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *