Notícias
Ilhéus adota mais medidas para o enfrentamento ao coronavírus
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, publicou o Decreto nº 012, 16 de março de 2020, que suspende pelo prazo tecnicamente recomendado pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município, a realização de eventos coletivos para público igual ou superior a 50 pessoas, realizados por órgãos ou entidades da Administração Pública direta e indireta que impliquem em aglomerações. O objetivo é prevenir a pandemia do coronavírus (Covid-19). Conforme o documento, também ficam suspensas pelo período de 15 dias as aulas nas escolas da rede pública municipal de ensino.
Até o momento não há nenhum caso confirmado de coronavírus na cidade, mas o governo municipal segue as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em reunião com autoridades públicas em Salvador, Mário Alexandre definiu as estratégias de contingenciamento da doença.
“Optamos por ser prudentes diante de um momento importante e extremamente delicado que atinge a esfera da saúde pública no Brasil e no mundo. Já estamos executando ações a fim de evitar o avanço do coronavírus, embora Ilhéus não tenha casos confirmados. Publicamos o decreto suspendendo as aulas da rede municipal e recomendando que as pessoas evitem locais com aglomeração. As medidas e os cuidados são adotados pensando sempre na saúde dos nossos munícipes”.
Ainda de acordo com o decreto, cidadãos com sintomas do Covid-19 devem permanecer em isolamento domiciliar (autoisolamento) por sete dias e diante de eventuais sintomas respiratórios leves ou surgimento de febre, associada a sintomas respiratórios intensos, a exemplo de tosse e dificuldade de respirar, entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica, através dos números: (73) 99995-4010 / (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856.
“Fico gratificado com a desenvoltura do prefeito Mário Alexandre, que adota estratégias de enfrentamento dentro dos parâmetros traçados pelo governador do Estado. Ilhéus não tem caso confirmado, porém Mário já está atento aos problemas que possam surgir. Não há motivos para agonia, mas há motivos para a responsabilidade”, destacou o deputado federal Paulo Magalhães (PSD).
As equipes de saúde também estão sendo capacitadas para realizar o monitoramento diário no aeroporto Jorge Amado, Porto do Malhado e Terminal Rodoviário de Ilhéus, portas de entrada do município.
Envie seu comentário