Conecte-se conosco

Notícias

Ponte Salvador-Itaparica, Fiol e o Porto Sul, o redesenho da Bahia

Rui Costa visitou ontem o canteiro de obras do Porto Sul, em Ilhéus, algo simbólico, mas expressivo: a Bahia dá os primeiros passos na construção da logística que vai redesenhar o mapa econômico do estado.

O Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), já liberada, construídos em cronogramas sincronizados com previsão para conclusão em meados de 2022, vão conectar o litoral baiano com o agronegócio no oeste, que hoje usa portos de Recife, Vitória e Santos.

Segundo João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, ao longo dos mais de 600 quilômetros da Fiol há uma série de jazidas minerais, como prata, níquel e ferro, cuja exploração é emperrada pela falta de logística.

Caso abafado — Leão diz que a hora de essa área tirar o atraso chegou, é agora.

– Vamos apresentar um longo mix de oportunidades minerais num leque de abrangência de 80 quilômetros de cada lado da ferrovia. Isso numa área em que os índices de desenvolvimento econômico são dos mais baixos.

Como a pandemia e as eleições ocupam a mídia, a retomada não teve o destaque merecido, mas o deputado Tum (PSC), produtor de manga e uva em Casa Nova, hoje usando portos de Recife para exportar, diz que é um salto:

– Para nós, isso quer dizer que a Holanda e a Bélgica, nossos destinos mais frequentes, ficam mais próximas.

Os torcedores número um

Dizem nas redes que os grandes torcedores das urnas de domingo em Feira de Santana e Vitória da Conquista, ambos rogando pelas derrotas dos prefeitos Colbert Martins (MDB) e Herzem Gusmão (MDB), são Elisângela Santos Araújo, de Valente, e Luiz Augusto, ex-deputado que perdeu em 2018.

Ela é do PT e será herdeira da vaga de deputado federal se Zé Neto vencer em Feira. E Luiz, que é do PP, a de Zé Raimundo se ele ganhar em Conquista.

Esperando o segundo turno

A quase nova onda de Covid que fustiga a Bahia desanimou os que estavam empolgados com a volta das sessões presenciais na Assembleia.

Mas lá se diz que presencialmente ou não, com ou sem Covid, assim que o segundo turno passar, com as definições em Feira e Conquista, o rolo vai começar.

Pauta: o PP de João Leão vai querer ficar com o comando da Assembleia, apesar do acordo dizendo que a vez é do PSD de Otto Alencar.

Targino nega acordo com PP

O ex-deputado Targino Machado nega categoricamente que tenha decidido apoiar Zé Neto (PT) contra Colbert Martins (MDB) no segundo turno em Feira de Santana em troca do apoio do PP de João Leão para o filho dele, Tarcísio Pedreira (SD), prefeito eleito de São Gonçalo dos Campos.

– A primeira vez que conversei (com Rui Costa), presencialmente ou não, foi no dia 16, um dia após a eleição. O PT de São Gonçalo esteve no palanque contra o do meu filho.

Fernando Gomes agradece a Deus pela derrota agora

Cinco vezes prefeito de Itabuna, três vezes deputado federal, aos 81 anos, Fernando Gomes, que tentou um sexto mandato este ano e perdeu, postou vídeo agradecendo a ‘Deus e a Nossa Senhora que me guiam’, por perder a eleição.

– Fui perseguido por vários setores, a Justiça, o Ministério Público e os politiqueiros. Mas saio alegre. Depois de 81 anos, vou viver um pouco mais para mim.

Ele é um dos fundadores do velho MDB, a única alternativa para os opositores da ditadura militar instalada em 1964, e estava em cena como um dos últimos representantes dessa era. Cheio de processos, perdeu a chance de sair pela porta da frente, desistindo da disputa, como chegou a anunciar. Sai pela dos lados.

REGISTROS

Questão de ajuste 1

O presidente da Câmara de Ilhéus, César Porto (PDT), vereador reeleito, renunciou ao mandato. Esquisito? Questão de ajuste. Ele é da PM. Vai reassumir, se aposenta e em 1º de janeiro volta para a Câmara. Que tal?

Questão de ajuste 2

Já o presidente da Câmara de Campo Formoso, José Augusto Carvalho Pereira, o Zé Lambão (PSD), foi acusado de espancar a filha, se reelegeu, mas se estrepou com a PF. Foi preso acusado de integrar uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. Por conta das esmeraldas, Campo Formoso recebe muitos estrangeiros.

Edvaldo homenageado

Aos 83, já indo para o terceiro mandato como vereador em Salvador, onde também foi prefeito, o professor Edvaldo Brito (PSD) só vai esperar a pandemia passar para receber do TJ, aprovada unanimemente, a Medalha do Mérito Judiciário Ruy Barbosa.

Rio de Contas

A chuvarada que bateu no sertão baiano encheu tanto a Barragem de Pedras, em Jequié, que as comportas tiveram que ser abertas. Resultado: o rio encheu e causa problemas nas cidades que ele corta. Em Ipiaú, há 35 desabrigados.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *