Conecte-se conosco

Notícias

Reitor sugere Cartão Cultural pelo Governo do Estado, para estudantes e professores

7ª Festa Literária de Ilhéus, que acontece até sexta-feira, 15 de novembro de 2024,

 

 

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, destacou a importância da 7ª Festa Literária de Ilhéus (FLI) ao citar o evento como essencial para a valorização da literatura e da cultura local, além de estimular a educação e o envolvimento social.

Durante a abertura Alessandro Fernandes, frisou o papel da Uesc, da Academia de Letras de Ilhéus e da Fundação Pedro Calmon, na criação da Festa Literária de Ilhéus, enaltecendo a adesão de outras instituições. Afirmou que o evento é relevante para toda a região, ressaltando o legado de Jorge Amado e o papel da literatura na formação social e cultural, especialmente em um contexto que deve valorizar os povos originários e suas contribuições para a história do país.

Diante de autoridades, estudantes, autores e produtores culturais, o reitor, ressaltou o papel da Uesc, da Academia de Letras de Ilhéus e da Fundação Pedro Calmon, na criação da Festa Literária de Ilhéus, enaltecendo a adesão de outras instituições. O professor Alessandro Fernandes, citando o ex-secretário nacional do livro, o baiano Waly Salomão, sugeriu a criação do Cartão Cultural pelo Governo do Estado, para estudantes e professores. O cartão seria destinado a aquisição de livros e acesso a salas de cinema e teatro e outros nichos de difusão cultural.

A 7ª Festa Literária de Ilhéus (FLI) acontece até sexta-feira, 15 de novembro, com um novo formato, no Centro de Convenções de Ilhéus, aberta ao público, convergindo diversas atividades e linguagens artísticas, e personalidades da cultura de renome regional e nacional. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) participa do evento, desde a primeira edição, através da Editus (Editora da Uesc), com a promoção de autores, professores ou não, no âmbito regional.

Este ano, as professoras Rita Argollo, diretora da Editus, e Dinalva Melo, estão à frente da curadoria do Espaço Jorge Amado, e a professora Camila Gusmão é a curadora do Espaço Juventudes.  Além delas, um elenco de autores e professores estará presente em lançamentos de livros, diálogos, debates e outras ações durante a programação da FLI, cujo tema é “A Princesinha do Sul no Mundo da Literatura.”

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *