Notícias
Teatro Popular de Ilhéus – TPI Calourada Cultural na Uesc tem peça teatral ao ar livre
A apresentação do espetáculo “Sonhos – o que restou de nós depois da tempestade”, pelo Teatro Popular de Ilhéus (TPI), nesta quinta, dia 9 de março, às 19 horas, integra a programação da Calourada Cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A peça teatral tem caráter itinerante e acontece no Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, na área verde em frente ao Pavilhão Adonias Filho.
A abertura do Semestre Letivo 2023.1 na instituição ocorreu no dia 6 de março, no auditório do Centro de Arte e Cultura, com a Aula Magna proferida pela secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, sobre o tema “A importância das Universidades Estaduais para a democratização do ensino superior na Bahia”. Também no dia 6, o reitor Alessandro Fernandes de Santana inaugurou a Arena Cultural Ramon Vane, oportunidade em que se apresentaram a DJ Nah Araújo, os cantores e compositores Xangai e Marcelo Ganem, além de recital poético com os artistas José Delmo, Alba Cristina, Valmir do Carmo, Iara Colina e Elisa Heischer.
O espetáculo “Sonhos – o que restou de nós depois da tempestade” realiza ensaios abertos nesta quarta e quinta-feira, no local de apresentação da peça. A programação cultural com a equipe do Teatro Popular de Ilhéus, através de parceria com o Núcleo de Arte Universitária (NAU), inclui outros eventos, durante o mês de março, a exemplo da apresentação do Sarau das Copas, observação do céu guiada por atores e atrizes e astrônomos, destinado a estudantes de escolas públicas da região, nas terças e sexta-feira, às 18 horas, na Sala do Observatório Astronômico da Uesc.
A partir do dia 16 de março, às quintas e sexta-feira, às 19 horas, haverá ensaio aberto do espetáculo “Como provar que a Terra é redonda”, no estacionamento do Centro de Arte e Cultura da Universidade, com participação de astrônomos no bate-papo com o público durante o evento. Já nos dias 22 e 29, às 19 horas, acontece o Improviso, Oxente!, projeto de debates com o Observatório Astronômico da universidade, ainda com o tema “Como provar que a Terra é redonda – Os desafios da educação científica em tempos de negacionismo”, na Sala do Observatório Astronômico da Universidade.
A programação oferece também, de 22 a 24 de março, o curso “Corpo zero – Energia e Presença na construção do corpo do ator”, com o pesquisador e diretor teatral cubano, Luís Alonso-Aude. A atividade tem duração de 12 horas/aula e é destinada a atrizes e atores, no período das 8 às 12 horas, na sala do Núcleo de Artes da Uesc.
Envie seu comentário