Polícia
Ilhéus: Caerc ameaça usar força contra manifestantes para desobstruir via em frente ao Exército; confira vídeo
Instalados na frente da Base de Apoio Regional de Ilhéus da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, os manifestantes patriotas que estão acampados desde o dia 2 de novembro, quarta-feira, foram surpreendidos na tarde deste sábado, 5, com policiais das operações de choque da Companhia Independente de Policiamento da Cipe Cacaueira (Caerc). Homens, mulheres, jovens e crianças, em Ilhéus, instalados pacificamente na Rua Rotary, convocam a atuação das Forças Armadas para passar a limpo as supostas fraudes nestas eleições para a Presidência da República.
Vídeos que circulam nas redes sociais, mostram o capitão Gerson, acompanhado de outros dois policiais, tentando negociar a desobstrução da via. “Precisa desobstruir a via. Vocês estão obstruindo uma via pública que iremos desobstruir.
Vocês estão obstruindo uma via pública que iremos desobstruir. Vocês entendem? Estou tentando ver qual o tempo que os senhores precisam para liberar a via”, perguntou aos manifestantes. Nesse momento, todos começaram a exclamar: “Setenta e duas horas”. Aí então, o capitão disse: “Setenta e duas horas não. Uma hora está bom”? Os patriotas disseram que não, voltando a dizer que setenta e duas horas seria o suficiente. Foi nesse momento que o policial retrucou: “Cidadãos, vamos evitar a força necessária. Uma hora. Pronto, eu estou dando uma hora, setenta e duas horas não existe”.
Dois manifestantes tentaram dialogar com a autoridade policial. Um senhor argumentou que não há diferença entre ele e os cidadãos que estão na manifestação. “O senhor é cidadão brasileiro como nós. O que a gente está aqui defendendo, está relacionado aos senhores também. Que haja sensibilidade inclusive do senhor para entender a causa que estamos aqui defendendo e que compete a todos nós”.
Dizem as fontes que o comando veio direto da governadoria, de Rui Costa (PT).
Envie seu comentário