Conecte-se conosco

Política

AtlasIntel é tiro no pé do PT e mostra que 89% dos eleitores de João Roma já decidiram votar em ACM Neto

Embora alguns petistas tenham se animado com a nova pesquisa AtlasIntel, a verdade é que o levantamento foi um tiro no pé para o grupo governista do estado. Sabe quando o “vendedor” faz um jogo de números para criar aquela confusão que beneficia ele mesmo?

A consulta mostra que 93% dos eleitores de ACM Neto (União Brasil) têm certeza de voto nele e, ainda, 89% dos que votaram em João Roma (PL) já decidiram seguir com o ex-prefeito de Salvador no segundo turno. A expectativa é que esse número chegue a pelo menos 95% até o final da campanha. Em suma: o jogo está muito mais equilibrado do que mostra o resultado final. Vale ressaltar que há 4,2% de indecisos.

A pesquisa, segundo a divulgação, aponta 55% a 45% em favor do petista, o que também provocou questionamentos: Os votos de João Roma foram para Jerônimo?. Quem votou no candidato de Bolsonaro votará no candidato de Lula? No primeiro turno, Jerônimo teve 49% dos votos válidos contra 40% de Neto e 9% de Roma. Ou seja, a soma dos votos da oposição é igual aos adquiridos pelo governista.

Há ainda outros dois fatores que jogam a favor de ACM Neto. O primeiro é o potencial de crescimento do candidato do União Brasil em Salvador, levando em conta que os mais de 100 mil votos de João Roma na capital devem migrar para ele, além da mobilização de campanha que tem sido conduzida pelo prefeito Bruno Reis. O segundo é que a abstenção deve ser maior no segundo turno, como acontece tradicionalmente nas eleições, atingindo principalmente o interior. Ou seja: a tropa petista anda mais preocupada do que parece.

O levantamento ouviu 1.620 eleitores de 282 municípios no estado, no período de 9 a 13 de outubro.

Pesquisa Real Time Big Data/Record

Pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, a primeira do segundo turno na Bahia, aponta que o candidato a governador ACM Neto (União Brasil) cresceu dez pontos percentuais e empatou com o adversário Jerônimo Rodrigues (PT).

De acordo com o levantamento, divulgado na última quinta-feira (13/10) pela Record TV Itapoan, os dois oponentes estão empatados com 50% dos votos válidos. No cenário estimulado, ACM Neto e Jerônimo empatam em 47%, com 3% de brancos e nulos e outros 3% daqueles que não souberam ou não quiseram responder.

No primeiro turno, ACM Neto terminou com mais de 40% dos votos válidos, o que levou a eleição na Bahia para o segundo turno, fato que não acontecia no estado desde 1994.

A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 10 e 11 de outubro e tem margem de erro de 3 pontos percentuais. A consulta foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00021/2022.

 

 

 

Reprodução : Informe Bahiano

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *