Conecte-se conosco

Política

Intenção de voto em ACM Neto é maior na RM de Salvador do que no interior, diz Datafolha

O candidato ao governo do estado ACM Neto (União) tem um percentual de intenção de voto consideravelmente maior na Região Metropolitana de Salvador (RMS) do que no interior do estado, de acordo com números publicados pelo instituto Datafolha nesta sexta-feira (26).

Ex-prefeito de Salvador, ACM Neto aparece com 67% da preferência dos eleitores da RMS, contra 11% de Jerônimo Rodrigues (PT), 7% de João Roma (PL) e 1% de Giovani Damico (PCB). Marcelo Millet (PCO) e Kleber Rosa (PSOL) não pontuaram na região. Brancos e nulos somaram 10%, enquanto 6% não soube responder.

Já no interior do estado, a diferença diminui. Neste cenário, ACM Neto tem 51% das intenções de voto, contra 17% de Jerônimo, 8% de João Roma, 2% de Giovani Damico e 1% de Marcelo Millet. Kleber Rosa, mais uma vez, não pontua. Brancos e nulos somam 10%, enquanto 11% se declararam indecisos.

No cenário espontâneo, em que o nome dos candidatos não é apresentado ao entrevistado, ACM Neto aparece com 36% na RMS e 24% no interior do estado. Jerônimo tem 6% na capital e arredores, e 8% no restante da Bahia. Roma surge com 2% e 1%, respectivamente.

SENADO

Na disputa para o Senado, os números não variam muito. O senador Otto Alencar (PSD) tem 33% na RMS e 32% no interior baiano, contra 9% no entorno de Salvador e 10% no interior de Cacá Leão (PP). Dra. Raíssa Soares (PL) tem 8% e 7%, respectivamente.

Cícero Araújo (PCO) tem 7% em Salvador e no entorno e 6% no restante do estado, enquanto Tâmara Azevedo (PSOL) aparece com 4% em ambas as regiões da Bahia. Marcelo Barreto (PMN) tem 2% na RMS e 4% no interior.

Brancos e nulos somam 29% na Região Metropolitana de Salvador e 18% no interior do estado. Os indecisos são 9% e 18%, respectivamente.

PRESIDÊNCIA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém grande vantagem tanto na RMS quanto no interior, com 60% e 61% das intenções de voto, respectivamente. O atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), aparece bem atrás, com 19% nos arredores de Salvador e 20% no restante da Bahia.

Ciro Gomes (PDT) tem 8% na RMS e 7% no interior, enquanto Simone Tebet (MDB) aparece com 3% no entorno da capital e com 1% no restante do estado.

Felipe D’Ávila (Novo) só pontua no interior (1%), enquanto Pablo Marçal (Pros) só apresentou intenções de voto na RMS (1%). Léo Périclies (UP), Vera Lúcia (PSTU), Soraya Thronicke (União), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Brancos e nulos somaram 6% na RMS e 4% no interior do estado. Indecisos foram 2% no entorno da capital e 5% no restante da Bahia.

O Datafolha, contratado pelo Grupo Metrópole, entrevistou presencialmente 1.008 eleitores entre os dias 22 e 24 de agosto. A margem de erro é 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BA-01548/2022 e BR-05675/2022.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *