Conecte-se conosco

Política

Ipec na BA: Jerônimo lidera entre os mais pobres, católicos e no interior; ACM Neto vence na RMS, entre homens e evangélicos

Levantamento do Ipec, divulgado nesta sexta-feira (21) e contratada pela TV Bahia, indica que Jerônimo está em vantagem numérica, mas tecnicamente empatado com ACM Neto na disputa do segundo turno na Bahia: o candidato do PTJerônimo, tem 48%, e o candidato do União Brasil, ACM Neto, 44%.

A pesquisa também apontou os dados de intenção de voto em diferentes segmentos, como religião, nível de escolaridade, e renda. O levantamento ainda mostrou índices de voto entre brancos e negros, homens e mulheres, e moradores do interior e da região metropolitana da capital.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Católicos preferem Jerônimo; Evangélicos, Neto

 

No caso dos eleitores católicos, o petista aparece com 57%, enquanto o ex-prefeito de Salvador tem tem 36%. Jerônimo também lidera entre os mais pobres. Entre os eleitores de renda familiar até um salário mínimo, o petista tem 53% contra 39% de ACM Neto.

Jerônimo também lidera entre o grupo de mais de 1 até 2 salários mínimos com 50% contra 44% do adversário. O petista ainda lidera entre os negros, mas com 47% conta 44%, em um empate técnico dentro de margem de erro.

Já ACM Neto se sai melhor entre os evangélicos. O candidato do União Brasil tem 64% contra 30% do petista. Neto também lidera numericamente, mas empatado na margem de erro, entre os brancos: 47% a 46%. O ex-prefeito de Salvador também lidera entre o grupo que recebe mais de dois sálarios mínimos, com 55% contra 39% de Jerônimo.

Já os números entre capital e interior mostram que Jerônimo lidera no interior com 53% contra 40% de ACM Neto, enquanto em Salvador e Região Metropolitana é Neto quem lidera. Ele aparece com 56% contra 32% de Jerônimo.

Entre os que consideram a gestão do atual governo Rui Costa boa ou ótima, 62% dizem votar em Jerônimo, e 33% em ACM Neto. Já o que acreditam que a atual gestão é ruim ou péssima indicam 62% da preferência por ACM Neto e 28% por Jerônimo. Entre os que consideram a gestão regular, a disputa fica empatada com ACM Neto à frente numericamente com 47% a 44%.

Entre os que têm alguém na família ou recebem benefícios do governo federal, Jerônimo lidera com 50% contra 45% de ACM Neto. Entre os que não recebem e não tem familiar entre os beneficiados, a vantagem também é do petista, com 46% a 44%. Em ambos os casos, há um empate técnico.

Homens preferem Neto; mulheres, Jerônimo

 

Quando os índices de intenção de votos analisados é entre gênero, os homens preferem numericamente ACM Neto, que lidera com 47% contra 45%, mas há empate dentro da margem de erro. Já entre as mulheres, Jerônimo lidera com 50% contra 43%.

Entre os jovens de 16 a 24 anos, Jerônimo lidera com 50% contra 45%. Já os eleitores com idade entre 25 e 34 anos preferem numericamente ACM Neto, que vence por 48% a 46%, em novo empate técnico na margem de erro.

Os dois candidatos ainda empatam no público entre 35 a 44 com 46% para cada lado. Entre 45 e 59 anos, o resultado também é de empate na margem de erro, Jerônimo tem 45% e Neto, 44%. O petista abre vantagem no público de 60 anos ou mais, quando Jerônimo tem 54% contra 37% de Neto.

Entre os eleitores com nível de escolaridade do ensino fundamental, Jerônimo lidera com 55% contra 38%. Entre os de ensino médio, um novo empate na margem de erro, com 46% a 44% para Neto. Já entre os eleitores de ensino superior, Neto tem 53% contra 42% de Jerônimo.

O Instituto em Pesquisa e Consultoria (IPEC) ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro, em 72 cidades do estado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA – 05576/2022 (TRE) e BR – 04999/2022 (TSE).

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *