Conecte-se conosco

Política

PCdoB e PSB ficam com suplências ao Senado na chapa de Rui

O governador Rui Costa (PT) deve anunciar logo mais em evento de pré-campanha eleitoral com aliados e militância na noite desta quinta-feira, 26, no Wet´n Wild (Paralela) que o deputado estadual Davidson Magalhães (PCdoB) e o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) serão os suplentes das vagas ao Senado em sua chapa, que será oficializada no próximo dia 4 de agosto.

O comunista Davidson será suplente do pré-candidato Ângelo Coronel (PSD), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, e Bebeto ocupará a suplência do ex-governador Jaques Wagner (PT). A suplência de Wagner era a mais disputada entre os aliados que ficaram de fora das quatro vagas principais da majoritária. Isso porque aventa-se a possibilidade de que, na hipótese de o projeto das esquerdas vencer as eleições para a presidência da República, ele pode ser cotado para assumir cargo de ministro.

Além disso, o nome de Wagner ganhou força nos últimos dias como um possível ‘plano B’ para substituir Lula no caso de o ex-presidente ser barrado pela Lei da Ficha Limpa e não ter candidatura deferida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Se isso vier a ocorrer a vaga já seria do PSB, abrindo caminho para a senadora Lídice da Mata (PSB). A decisão sobre as suplências ocorreu após reunião dos partidos com Rui, pela manhã.

Nota

O PCdoB soltou nota oficial em seu site anunciando a suplência. Na avaliação do partido, “a flexão eleva o protagonismo político do partido e torna mais viável a meta no projeto eleitoral de eleger três deputados federais”. Ou seja, a ideia é alavancar cadeiras na Câmara Federal, que é o que conta para fins de tempo na televisão e percentual em dinheiro do Fundo Eleitoral.

“A cláusula de barreira, como também é conhecida, obriga que os partidos alcancem 1,5% da votação dos federais em nove estados. O PCdoB pretende alcançar, no mínimo, 2% da votação neste ano e a Bahia”, diz a nota oficial da legenda confirmando, na sequência, os nomes de Alice Portugal e Daniel Almeida, ambos com mandato e que concorrem à reeleição; e Isaac Carvalho, ex-prefeito de Juazeiro, que disputa pela primeira vez a Câmara Federal.

O PSB não se pronunciou oficialmente sobre a suplência ao Senado, o que deve fazer no evento com Rui e demais aliados.

Caravana

O evento de Rui Costa, que está previsto para ocorrer às 19h desta quinta, tem por objetivo oficial coletar informações para a construção do Programa de Governo Participativo (PGP). Com essa ideia Rui já percorrer 11 municípios do interior e, às vésperas da convenção petista, chega a Salvador para um megaevento de pré-campanha que deve reunir militância, todos os integrantes da chapa majoritária.

O evento servirá, na verdade, como um dos últimos palanques políticos públicos na capital antes da propaganda eleitoral oficial, que tem início no dia 16 de agosto.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *