Política
PSDB de Ilhéus continua à deriva
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Ilhéus dá fortes sinais de está mesmo sem rumo. Sem presidente, com Diretório Municipal Provisório irregular, sem uma Sede, sem redes sociais o partido que um dia aspirou mudar o Brasil, em se tratando de Ilhéus, está mesmo a deriva.
Nas eleições de 2020, o PSDB elegeu após 25 anos o Vereador Luca Lima. Sem o apoio do candidato a Prefeito que compunha a coligação com o PSDB – Valderico Junior do DEM – uma articulação feita pelo Ex-Presidente do partido, Alan Marinho, fez com que Luca Lima e mais quinze candidatos a vereador insatisfeitos com o rumo do Partido, declarassem na semana que antecedia a eleição apoio ao atual Prefeito Mário Alexandre. Era um sinal que o Partido estava mesmo sem rumo.
Especialistas em Direito Eleitoral afirmam que a irregularidade na formação das comissões provisórias do partido, vem acontecendo há anos, o que justifica a intervenção da Executiva Estadual na organização e realização do pleito para escolha do Diretório Municipal do partido na cidade.
A Resolução 23.571/2018 do TSE, em seu artigo 39, diz que passados 180 dias da constituição da Comissão Provisória, “sem a constituição de Diretório, o partido não terá mais órgão regularmente constituído — pois o registro da Comissão Provisória será cancelado.”.
Dados do Site do TSE constam que o Diretório Provisório em Ilhéus está irregular desde do dia 30 de Junho de 2020, pois sua vigência contraria a resolução do TSE.
O PSDB de Ilhéus pode está perdendo uma excelente oportunidade de se consolidar como força partidária, já que, devido ao cenário regional, o Vereador Luca Lima poderia ser um candidato natural do partido na região. O PSDB elegeu apenas 14 vereadores na região da Costa do Cacau e Ilhéus é a cidade com maior importância politica.
Envie seu comentário