Connect with us

Política

Se depender dos Chinês o Porto Sul será construido

E o edital do governo federal para licitação da concessão da Ferrovia Oeste-Leste, a Fiol, que os chineses garantiram a Rui que estão dentro, vai sair mesmo no final de julho?

Diante das incertezas em Brasília, ninguém mais consegue obter informação sobre o edital, conta a deputada Ivana Bastos, presidente da Comissão Especial da Fiol e do Porto Sul na Assembleia Legislativa.

Agora, a Comissão – e, ao que tudo indica, o governo – deve focar primeiro no Porto Sul, que só depende de acerto entre Rui Costa, a Bahia Mineração (Bamin) e os chineses.

– A briga, agora, será a da construção do Porto Sul, que não depende de decisão do governo federal – diz Ivana.

Tostines –  Tem ferrovia para levar mas sem porto para escoar ou tem porto para escoar mas sem ferrovia para levar?

Turismo & MKT digital

O secretário de Turismo de Salvador, Claudio Tinoco, está otimista. Assina na próxima semana contrato de R$ 290 mil com a empresa ReviewPro, que vai monitorar o turismo da cidade no ambiente digital.

Dito em termos técnicos: vai gerenciar a reputação on line em tempo real de 24 principais atrativos turísticos de Salvador,  seis equipamentos culturais e de 82 hotéis da cidade. Inovador na máquina pública.

Reputação on line? –   Sim, se estão falando bem ou mal na internet sobre Salvador e hotéis e porquê. Com o resultado, se faz melhorias, seja no espaço físico ou na relação com o turista no ambiente digital. A ideia é monitorar em tempo real mais de 175 plataformas de reserva de viagem. Hotéis serão parceiros e terão acesso aos dados.

Estamos preocupados com a Lava Jato. É importante ter limpeza e soluções boas

Erna Solberg,  premiê norueguesa

POP

A contratação da ReviewPro está no Salvador 360, dentro do eixo Negócios que abriga o Programa de Otimização de Performance de Equipamentos Turísticos e Hotéis (POP). O POP terá recursos do Prodetur. Um dos braços do Prodetur é o marketing e a aposta da Prefeitura é o marketing digital.

Índio quer, sim

Na leva de projetos aprovados na última quarta-feira na Assembleia Legislativa, o de relatoria do deputado Reinaldo Braga, que tratava da carreira de professor indígena na rede estadual, recebeu emenda, dele próprio, permitindo que esses professores possam ocupar cargos de secretário municipal de educação nos municípios.

Diz Reinaldo que é pleito antigo de prefeitos em municípios nos quais a população indígena é alta na Bahia. Mas a lei proibia. Agora pode.

Identidade –  A alteração principal na lei emendada por Braga foi a que retirou da FUNAI a atribuição de declarar a etnia indígena do professor, já que isso deve ser feito pelo próprio índio e seu grupo.

Cultura Popular

Alcançou mais de 80 mil visualizações o Canal Cultura Popular Brasileira, do Youtube, com vídeos produzidos pela médica radicada na Bahia, a pesquisadora Helenita Hollanda, no interior do Nordeste e Amazonas. Lá estão santeiros mostrando reza pra curar “espinhela caída”, dor de vento, engasgo, etc. Além de lendas sobre caipora, zumbi e lobisomens e outras curiosidades sobre os moradores dos grotões de um Brasil desconhecido nas capitais. O trabalho está rico.

 

Arquivos

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *