Saúde
HAMM aumentou números de atendimentos e oferta de serviços em Ibicaraí no último semestre
O Hospital Arlete Marom de Magalhães (HAMM) de Ibicaraí apresentou bons números dos sete primeiros meses de 2024, com avanços significativos em várias áreas (com relação ao mesmo período de 2023) e uma maior procura no setor de angiologia (especialidade ofertada no HAMM). Às quartas e sextas-feiras o hospital tem ofertado consulta, diagnóstico e tratamento para doenças que afetam o sistema circulatório, composto por artérias, veias e vasos linfáticos. Às quintas-feiras acontece a triagem.
O atual governo municipal reconstruiu o muro no entorno do prédio, pintou todo o hospital e fez a manutenção da rede elétrica e hidráulica, instalando (depois de mais de uma década) o Raio-X; contratou médicos e especialistas para atender a população local, adquiriu mais uma ambulância e conta com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), auxiliando no primeiro atendimento de urgência.
Segundo Zenáuria Reis, diretora do HAMM, o hospital hoje vive um novo momento, funcionando plenamente (dentro da sua realidade), com uma equipe competente e dedicada e com a presença de médicos e novas especialidades que antes não existiam no hospital. “Hoje nós temos a felicidade de ter uma médica como prefeita e a doutora Monalisa tem um olhar diferenciado para a nossa saúde local. Os números falam por si só”, disse Zenáuria.
De janeiro a julho de 2024 o HAMM ofertou para a população local (sede, distritos e zona rural) mais de 43 mil administrações de medicamentos, 13.031 atendimentos de clínica médica, 1.824 exames de Raio-X, 1.752 atendimentos de urgência, 14.473 atendimentos especializados, 143 exames laboratoriais, 263 gessos, 3.260 exames de glicemia, 959 nebulizações, 470 atendimentos de ginecologia, 471 atendimentos pediátrico, 535 atendimentos psiquiátricos e 2.603 atendimentos e tratamentos de angiologia, entre outros serviços que são ofertados diariamente no hospital.
Para a secretária municipal de Saúde, Maíra Cardoso, os bons números do hospital são frutos de uma gestão comprometida com a saúde local. A prefeita Monalisa Tavares, por ser médica, cobra diariamente e sabe o que está cobrando. Quando conversamos com Monalisa, falamos com a prefeita, e também médica experiente, com mais de 30 anos de profissão. Ela conhece tudo e olha a nossa saúde como excelente médica que é. A prefeita soube montar uma equipe qualificada no hospital e a diretora Zenáuria dispensa comentários”, disse Maíra.
Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí
Data: 15.10.2024
Envie seu comentário