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Saúde

Hospital Regional Costa do Cacau inicia processo para implantação do Projeto Lean nas Emergências

 

Na última quinta-feira (19), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) deu o primeiro passo para implantação do Projeto Lean nas Emergências, que tem como objetivo reduzir a superlotação nas urgências e emergências dos hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

Essa é uma iniciativa do Ministério da Saúde executada em forma colaborativa com seis hospitais do país, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). No HRCC, a instituição designada para acompanhar esse processo é Hospital do Coração de São Paulo (Hcor-SP).

Uma equipe da referida unidade hospitalar paulistana, formada por Ana Tucunduva, enfermeira e especialista em projetos; Jorge Naves, auditor na área de saúde e Nicole Gracitelli, médica, visitou o HRCC para repassar as orientações sobre a metodologia Lean, palavra inglesa que traduzida para o português significa enxuto.

Ana Tucunduva explica que o objetivo da aplicação prática desse método é eliminar o que não agrega valor ao produto final. “Devemos zerar os desperdícios na emergência. Questões internas de rotina podem ser mudadas para melhorar o fluxo de atendimento. Quebrar paradigmas é necessário para trazer melhoria, porém essa só é considerada se for sustentável”, destacou.

A especialista ressaltou que é preciso testar o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act, ou em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir) em pequenas escalas de teste para que posteriormente seja trabalhado de forma mais abrangente. “É preciso organizar o pensamento para aplicação da prática eficiente, de acordo com realidade do Hospital Costa do Cacau para termos um projeto enxuto e eficiente”, afirmou.

Jorge Naves assegurou que objetivo central do Lean foca no fluxo que deve ser contínuo, ininterrupto, com ritmo e direção estabelecida, além de identificar os desperdícios e eliminá-los. “É enxergar suas perdas e melhorar seu fluxo, andar. Para fazer mudanças é preciso mudar comportamentos, ter visão crítica da nossa atividade para adotar uma prática melhor”, disse.

O auditor em saúde ainda utilizou o exemplo adotado na metodologia de trabalho Kaizen, considerada também uma filosofia de melhoria. “Esta deve ser contínua, através de pequenos passos, por quem executa o processo de análise e avaliação, para assim executar a mudança eficiente e eficaz. O trabalho na melhoria contínua deve envolver as pessoas, deve fazer parte da cultura do hospital”, concluiu.