Saúde
Médicos de Ilhéus/Itabuna voltam ao trabalho em maternidades;redução de profissionais ainda dificulta atendimento
Os médicos retornaram ao trabalho nesta quinta-feira (7) na Maternidade Santa Helena, em Ilhéus, sul da Bahia, após terem suspendido o atendimento desde o início de janeiro por causa da falta de pagamento. No entanto, por causa da falta de profissionais na unidade, as gestantes encontram dificuldade no atendimento.
A maternidade parou de funcionar no dia 31 de dezembro, quando a pediatria paralisou as atividades. Depois da negociação entre a Santa Casa de Misericórdia, que administra o local, os médicos e a secretaria da Saúde, os profissionais voltaram às atividades.
Entretanto, um problema grave ainda dificulta os atendimentos às gestantes: quatro dos oito obstetras da maternidade pediram demissão. Uma gestante, por exemplo, buscou atendimento na unidade, mas não foi recebida de imediato. Com a negativa, a acompanhante da grávida reclamou na recepção.
“Mandaram a gente voltar para o Centro de Convenções. Mas lá não atende gestante porque ela não está com sintoma de Covid-19. Depois de muito tempo, mandaram a gente aguardar para ver se o médico iria avaliar ela”, disse.
A paciente precisou ser encaminhada para a emergência do Hospital São José, onde funciona a maternidade.
Envie seu comentário