Saúde
Secretaria de Promoção Social lança Programa Itabuna Mãe para assistência a gestantes em vulnerabilidade social
“Esse presente vai fazer toda a diferença para nós. Eu já estava recebendo toda a assistência aqui no CRAS e agora recebi o tão esperado kit enxoval, estou muito feliz com esse presente”, declarou Ana Maria Santos. Com outras gestantes, ela participou na manhã desta sexta-feira, dia 11, do lançamento do Programa Itabuna Mãe. A ação de lançamento aconteceu no CRAS I, no Jardim Grapiúna.
O Itabuna Mãe é um Programa da Prefeitura de Itabuna executado por meio da Secretaria de Promoção social e Combate à Pobreza – Semps que prestará assistência às gestantes as gestantes residentes no município, que estiverem em dia no acompanhamento do pré-natal, com o número de identificação social ativo, cadastradas no CRAS e participando das oficinas e encontros de grupo realizados pelo Programa.
De acordo com a titular da Semps, Andrea Castro, este é o maior programa já existente no município de assistência às gestantes. “Elas terão acompanhamento durante e após a gestação com uma equipe multidisciplinar que vai orientá-las quando em situação de vulnerabilidade social para o desenvolvimento de uma gravidez saudável com direcionamentos e prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar”, contou.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção Básica da Semps, Milena Barra, o programa também vai oportunizar o acompanhamento psicossocial pós-gestação. “A gestante que cumprir os critérios estabelecidos terá o acompanhamento durante a gestação e, no oitavo mês, terá direito ao ‘kit enxoval’ e durante seis meses após o nascimento do bebê, esse acompanhamento psicológico e social será mantido, se necessário”, destacou.
A gerente do Itabuna Mãe, Maria Cristina, destacou que o programa irá auxiliar nas demandas da gestante também em relação à saúde. “Nós vamos disponibilizar um carro para que as gestantes possam se deslocar até as unidades de saúde para fazer seus exames, mediante agendamento prévio, e também para o dia do parto. Vamos auxiliar na marcação de exames, se houver alguma dificuldade da gestante, para que durante esse período tenham melhor assistência possível”, concluiu.
_______________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna
11.03.2022
Envie seu comentário