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Segurança

Clientes denunciam Lojas Simonetti na venda de aparelhos com defeito

Um cliente da loja Simonetti em Teixeira de Freitas procurou nossa reportagem para denunciar que comprou  um microondas para dar de presente de Ano Novo  e o aparelho  estava com defeito, e quando voltou para trocar foi orientado a procurar uma autorizada, a loja se recusou a trocar o aparelho.

 

A denúncia foi feita pelo Sr. Geomar Francisco de Souza, oficial de Justiça, residente á Rua 15 de Novembro, bairro São João em Itanhém-Ba. Segundo o denunciante, no dia 27/12, terça feira, ele esteve na loja e comprou um forno microondas para presentear o cunhado que tinha aberto uma lanchonete. No sábado (31) ele deu o presente ao cunhado, qual não foi sua decepção ao constatar que o microondas não funcionava.

Na segunda feira, dia 02, depois do feriado, ele retornou á loja para trocar o aparelho, ai mais uma decepção, ouviu dos funcionários que o prazo de troca é de 24 horas e ele teria que levar o aparelho para uma empresa autorizada fazer o reparo, ele argumento que não comprou aparelho velho para ser reparado, mais não teve jeito, a loja não aceitou fazer a troca e ele ficou com o pepino e a vergonha de dar um presente estragado nas mãos.

 

Segundo Geomar, outro cliente, Dione Bomfim Cruz, residente á Rua da Bandeira no bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas também passou pelo mesmo perreio ao comprar um som automotivo Multilaser, o aparelho não funcionava e a loja não aceitava trocar, tentamos falar com Dione mais ele não  atendeu nossa ligação.

 

Segundo o Código de Defesa do consumidor, aquele que estiver insatisfeito com o produto adquirido ou mesmo um serviço prestado por alguma empresa poder ter o dinheiro restituído quando a compra é realizada dentro de um estabelecimento comercial. Nesse caso, o prazo para devolução do produto/serviço que está com defeito ou inadequado ao consumo varia de acordo com o bem adquirido da mesma forma de quando o consumidor deseja fazer uma troca: 30 dias para bens não-duráveis e 90 dias para bens duráveis contados a partir do recebimento do produto.

O Código de Defesa do Consumidor garante ainda que o consumidor tenha a opção de substituir o produto por outro em perfeitas condições ou receber um desconto proporcional ao defeito.

Tanto a troca, abatimento no valor ou devolução do produto são direitos previstos no Artigo 18 do Código de Defesa do consumidor, com um prazo de até 30 dias para reclamação. Caso a empresa crie alguma dificuldade para a devolução do produto ou serviços, o consumidor deve procurar imediatamente um advogado especializado em Direitos do Consumidor ou o apoio do Procon munido dos documentos pessoais e da Nota Fiscal de compra.

Quando se trata de um produto essencial com defeito, como geladeira ou fogão, o consumidor não precisa esperar o prazo de 30 dias para reparo. Nesse caso, assim que constatado o defeito, é dever do fornecedor trocar ou devolver imediatamente a quantia paga pelo cliente.

Muitos vendedores ou representantes têm por “política interna” não aceitar devoluções e o reembolso aos seus clientes! É um direito que lhes assiste mas apenas quando não existe falta de conformidade do bem! Diz a Lei.

As empresas, muitas delas, tem conhecimento do direito do cliente, mais para dificultar ou simplesmente não ter aborrecimentos com a troca, ele criam artifícios de 24 horas para troca, o que impossibilita muitas vezes a ação, como é o caso do Geomar que mora em Itanhém e o presente era de no Novo e que só foi aberto três dias depois.

Procuramos o gerente da loja, identificado por Leandro, ele não quis gravar entrevista, mais disse que o cliente se exaltou, denegriu as funcionárias e até ameaçou chamar a polícia, ele entrou em contato com seus superiores e a decisão foi a mesma, nada de troca, que o cliente levasse para a autorizada, quanto ao caso do som automotivo ele disse que havia resolvido.

Na hora de vender eles fazem de tudo para o cliente comprar a mercadoria, até convence com garantia estendida, como foi o caso do Geomar, mais na hora de trocar o devolver o dinheiro o problema é d o cliente que fica com o abacaxi na mão e ainda passa vergonha de dar um presente que não funciona.

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