UESC
Criação do Fórum Permanente de Desenvolvimento impulsiona integração socioeconômica no sul da Bahia
Reunião na Uesc encaminha propostas que serão apresentadas ao governador da Bahia

Na reunião realizada em 2 de abril, na reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), liderada pelo reitor Alessandro Fernandes, conforme proposta do governador Jerônimo Rodrigues, foi apresentada a iniciativa para a criação do Fórum Permanente de Desenvolvimento. O evento, que se baseou em diretrizes delineadas durante o encontro em Itabuna no dia 13 de março, destacou temas fundamentais para o crescimento regional, como Infraestrutura, Comércio, Agropecuária, Segurança e Políticas Sociais, além de Cultura e Artesanato.
Entre as demandas discutidas no eixo de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional, destacaram-se projetos como a conclusão de estádio, duplicação da BR 415, melhoria das estradas vicinais, revitalização do aeroporto, além da criação do Porto Seco e da Região Metropolitana do Sul da Bahia.
No setor de Comércio e Economia, foram levantadas propostas que incluem a ampliação de linhas de crédito, incentivo ao comércio local, apoio às empresas lideradas por mulheres e fomento à instalação de novas indústrias, como o Polo Moveleiro. Já na área de Agropecuária e Meio Ambiente, mencionaram-se pautas voltadas para segurança jurídica no campo, crédito para produtores de cacau, incentivo à industrialização do cacau e organização de feiras agrícolas.
A segurança pública também esteve em pauta, com sugestões como reforço no policiamento aos fins de semana e abertura da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) nesses dias. Além disso, o apoio ao artesanato regional e à identidade cultural grapiúna foi um dos destaques no campo cultural.
Para sistematizar e encaminhar as demandas, foram formados seis Grupos de Trabalho focados nos eixos discutidos. O reitor Alessandro Fernandes ressaltou a relevância da iniciativa ao afirmar: “Vejo que a sociedade do sul da Bahia está cada vez mais integrada, em rede, articulada, e juntos vamos detectar e propor soluções para os problemas que existem na nossa região”.
A Uesc também apresentou projetos estratégicos, como o seminário de agosto para criação do Núcleo de Desenvolvimento Regional e o evento conjunto com a Universidade Federal do Sul da Bahia para discutir a Mata Atlântica, preparando para a COP 30 em novembro.
O encontro contou com diversas lideranças, incluindo Thaís Muniz, representante do Sicoob, que destacou o papel da integração na construção de uma economia mais sólida, e Luciano Veiga, que reforçou a importância de pautar o desenvolvimento regional dentro de parâmetros sustentáveis, respeitando o bioma da Mata Atlântica.
Os Grupos de Trabalho atuarão na formalização de propostas que serão apresentadas ao governador Jerônimo Rodrigues, reafirmando o compromisso de transformar o sul da Bahia em um polo de desenvolvimento integrado e sustentável.

Envie seu comentário