Conecte-se conosco

UESC

Uesc é a primeira entre as universidades estaduais da Bahia, segundo o IGC 2023

O IGC avalia as instituições de ensino superior em uma escala de 1 a 5, considerando aspectos como ensino, pesquisa e extensão

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no dia 11 de abril, os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2023, um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) manteve sua posição de destaque, sendo a primeira entre as universidades estaduais da Bahia.

O IGC avalia as instituições de ensino superior em uma escala de 1 a 5, considerando aspectos como ensino, pesquisa e extensão. O índice não analisa cursos de forma individual, mas apresenta um panorama geral da qualidade institucional.

De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC), a Uesc alcançou nota 4, com média 3,66, superando as demais estaduais baianas: Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com 3,575, e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), com 3,547.

Na classificação geral, as melhores médias do estado foram obtidas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com 4,188, e pelo Centro Universitário Senai Cimatec, com 4,054 — ambas com nota máxima (5). A melhor instituição do país foi a Universidade de Brasília (UnB).

Confira a lista das 10 melhores instituições baianas segundo o IGC 2023:

  1. Universidade Federal da Bahia (UFBA) — 4,188 (nota 5)
  2. Centro Universitário Senai Cimatec — 4,054 (nota 5)
  3. Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) — 3,66 (nota 4)
  4. Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) — 3,575 (nota 4)
  5. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) — 3,547 (nota 4)

7-  Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) — 3,515 (nota 4)

8     Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) — 3,469 (nota 4)

O IGC considera a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) dos últimos três anos, os conceitos da pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes e a proporção de alunos entre graduação e pós-graduação. 

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *