Conecte-se conosco

Variedades

SBCO e SENSU oferecem curso gratuito de Oncologia para jornalistas e comunicadores nos dias 7 e 8 de abril

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e a SENSU Consultoria de Comunicação promovem Webinar nas manhãs dos dias 7 e 8 de abril com intuito de compartilhar conhecimento sobre câncer aos profissionais que levam informação de qualidade para a sociedade. Inscrições gratuitas em www.bit.ly/WebinarOncologia 

Nas manhãs do Dia do Jornalista e Dia Mundial da Saúde (7 de abril)  e Dia Mundial de Combate ao Câncer (8 de abril), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e a SENSU Consultoria de Comunicação realizarão o primeiro curso de oncologia para jornalistas e comunicadores. Com conteúdo qualificado e didático, o curso trará temas essenciais em painéis focados em prevenção, diagnóstico, tratamento e pesquisa do câncer, ajudando jornalistas e comunicadores a informarem com ainda mais precisão e responsabilidade. As aulas acontecerão das 9h às 12h30 nos dois dias. Inscrições gratuitas em www.bit.ly/WebinarOncologia

Para o cirurgião oncológico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Rodrigo Nascimento Pinheiro, o encontro é importante para que consigamos cada vez mais levar informação de qualidade para a população. “É um curso aberto a todos os profissionais que levam informação para seu público, desde os mais experientes em cobertura de temas de câncer, como aqueles que esporadicamente ou que ainda não tiveram a oportunidade de produzir uma matéria nesta área”, convida o cirurgião oncológico Rodrigo Nascimento Pinheiro, presidente da SBCO.

O curso é voltado não somente aos jornalistas atuantes em redações. Podem se inscrever jornalistas autônomos/freelancers, assessores de imprensa, produtores de conteúdo nas mídias sociais e comunicadores em geral. “Nosso propósito com o Webinar é atingir todo aqueles que levam informação ao público, o que inclui oncologistas e profissionais de outras áreas da saúde e pesquisadores”, destaca o jornalista Moura Leite Netto, diretor da SENSU e doutor em Oncologia pelo A.C.Camargo Cancer Center.

Em todos os paineis haverá a participação de jornalistas referenciados entre os palestrantes. São os casos de André Biernath, repórter de saúde e ciência na BBC, em Londres; Bárbara Paludeti, editora sênior do Viva-Bem/UOL; Bruno de Pierro, editor do portal Science Arena; César Cavalcante, autor de série sobre câncer no Jornal da Band; Gabriel Alves,  biomédico, matemático, executivo de comunicação e colaborador na Folha de S.Paulo; Moura Leite Netto, doutor em Oncologia e diretor da SENSU; Paula Félix, repórter de saúde na Veja e Theo Ruprecht, apresentador do podcast Ciência Suja.

PROGRAMAÇÃO

A programação do curso foi estruturada para proporcionar um panorama completo sobre a Oncologia. No primeiro dia, o foco será a origem e os desafios do diagnóstico da doença. O primeiro painel “A Gênese e a Genética do Câncer” trará uma visão histórica sobre a evolução do conhecimento sobre a doença, contextualização sobre a diferença entre câncer genético e hereditário, dados epidemiológicos e as principais causas da doença, enquanto o painel “O Diagnóstico do Câncer no Brasil” abordará os fatores de risco, avanços no diagnóstico patológico, por imagem e molecular e o quanto é custo-efetivo o rastreamento do câncer.

As aulas ministradas por jornalistas no primeiro dia abordarão Epidemiologia do câncer e jornalismo: a extração de dados das fontes oficiais, com Moura Leite Netto; Como trabalhar a notícia sobre câncer a partir dos números, com Gabriel Alves e Como diagnosticar e pautar os temas mais relevantes em Oncologia, com Paula Félix. O dia contará também com a presença de especialistas da SBCO: Rodrigo Nascimento Pinheiro, Viviane Rezende, Vandré Carneiro, Juliano Rodrigues da Cunha, Heládio Feitosa, Reitan Ribeiro, Heber Ribeiro e Clóvis Clock (SBCO e Sociedade Brasileira de Patologia).

Já no segundo dia, o curso abordará os tratamentos disponíveis no Brasil e os avanços da pesquisa oncológica. O painel “O Tratamento do Câncer no Brasil” discutirá opções de tratamento, como cirurgia, radioterapia e quimioterapia, além da importância da humanização das reportagens sobre a doença. O painel “A Pesquisa do Câncer no Brasil” apresentará o papel da ciência e da comunicação na disseminação de informações confiáveis sobre Oncologia. Entre os convidados estarão Felipe Coimbra, Alexandre Ferreira, Mário Rino e Rodrigo Nascimento da SBCO e Alisson Bruno Barcelos Borges, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT)

As aulas dos jornalistas no segundo dia serão Jornalismo e seus personagens: a arte de contar histórias para além do câncer, com Bárbara Paludeti; Jornalista e paciente: as diferentes vivências diante do câncer, com César Cavalcante; Da leitura à escrita. Como transformar um paper em notícia, com Bruno de Pierro; Apuração e checagem dos estudos que vão virar notícia, com Theo Ruprecht e Como cobrir um evento de Oncologia dentro ou fora do país, com André Biernath.

Confira a programação completa:

7 DE ABRIL (SEGUNDA)

9h05 às 9h10 – Abertura Rodrigo Nascimento Pinheiro (SBCO)

PAINEL 1 – A GÊNESE E A GENÉTICA DO CÂNCER – 9h10 às 10h30

09h10 às 9h20 – Os primeiros registros sobre tumores. A biografia do câncer – Viviane Rezende (SBCO)

9h20 às 09h30 – Todo câncer é genético? – Vandré Carneiro (SBCO)

09h30 às 09h40 – Do estilo de vida à vacina contra HPV: as mensagens da Comunicação sobre prevenção primária do câncer – Juliano Rodrigues da Cunha (SBCO)

09h40 às 09h50 – Epidemiologia do câncer e jornalismo: a extração de dados das fontes oficiais – Moura Leite Netto

09h50 às 10h00 – Como trabalhar a notícia sobre câncer a partir dos números – Gabriel Alves

10h10 às 10h30 – Debate

PAINEL 2 – O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER NO BRASIL – 11h às 12h20

11h00 às 11h10 – Fatores de risco, sinais e sintomas, cirurgia e biópsia – o diagnóstico do câncer no Brasil – Heládio Feitosa e Castro Neto (SBCO)

11h10 às 11h20 – O que é preciso para termos um Brasil sem Câncer de Colo do Útero?  – Reitan Ribeiro (SBCO)

11h20 às 11h30 – A evolução do diagnóstico patológico, por imagem e molecular do câncer – Clovis Klock (SBCO)

11h30 às 11h40 – Como diagnosticar e pautar os temas mais relevantes em Oncologia – Paula Félix (Veja)

11h40 às 11h50 – Impacto na queda da mortalidade, custo-efetividade e acesso. As políticas de rastreamento do câncer no Brasil – Heber Ribeiro (SBCO)

11h50 – 12h20 – Debate

8 DE ABRIL (TERÇA)

PAINEL 3 – O TRATAMENTO DO CÂNCER NO BRASIL- 9h às 10h30 

09h00 às 09h10 – A história da evolução da cirurgia do câncer – Felipe Coimbra (SBCO)

09h10 às 09h20 – A cirurgia como pilar do tratamento oncológico – Alexandre Ferreira Oliveira (SBCO)

09h20 às 09h30 – Principais tipos e indicações: o que devemos saber sobre Radioterapia – Alisson Bruno Barcelos Borges (SBRT)

09h30 às 09h40 – Investimento em Oncologia no Brasil. Quais reflexões e ações são necessárias – Rodrigo Nascimento (SBCO)

09h40 às 09h50 – Jornalismo e seus personagens: a arte de contar histórias para além do câncer – Bárbara Paludeti (UOL)

09h50 às 10h00 – Jornalista e paciente: as diferentes vivências diante do câncer – César Cavalcante – repórter da BAND

10h00 – 10h30 – Debate

PAINEL 4 – A PESQUISA DO CÂNCER NO BRASIL- 11h às 12h30  

11h00 às 11h10 – Os diferentes formatos de pesquisa em Oncologia – Mário Rino SBCO)

11h10 às 11h20 – Pesquisa clínica em Oncologia no Brasil

11h20 às 11h30 – Da leitura à escrita. Como transformar um paper em notícia – Bruno de Pierro (Science Arena)

11h30 às 11h40 – Apuração e checagem dos estudos que vão virar notícia – Theo Ruprecht (Podcast Ciência Suja)

11h40 às 11h50 – Como cobrir um evento de Oncologia dentro ou fora do país – André Biernath (BBC Brasil)

11h50 às 12h30 – Debate

Sobre a SBCO – Fundada em 31 de maio de 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, que agrega cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado multidisciplinar ao paciente com câncer. Sua missão é também promover educação médica continuada, com intercâmbio de conhecimentos, que promovam a prevenção, detecção precoce e o melhor tratamento possível aos pacientes, fortalecendo e representando a cirurgia oncológica brasileira. É presidida pelo cirurgião oncológico Rodrigo Nascimento Pinheiro (2023-2025).

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *