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Setembro dourado: campanha alerta sobre os sinais e sintomas da doença

Setembro Dourado é uma campanha nacional que tem como objetivo conscientizar sobre o câncer infantojuvenil. A intenção é ampliar o debate sobre o assunto e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença, que aumenta as chances de cura em até 70%. Além disso, quando diagnosticada em fase inicial, é possível um tratamento menos agressivo, preservando a qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil podem, muitas vezes, ser confundidos com os de outras doenças comuns na infância. No entanto, é preciso que pais e profissionais de saúde estejam atentos, principalmente, aos seguintes sinais: – Palidez, hematomas e sangramentos; – Caroços e inchaços, especialmente se indolores e sem febre nem outros sinais de infecção; – Dor em membros e/ou dor óssea sem traumas nem sinais de infecção; – Febre e/ou perda de peso inexplicada; – Tosse persistente, falta de ar; – Inchaço abdominal, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias); – Alterações oculares, como pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas, inchaço ao redor dos olhos; – Dores de cabeça, especialmente se incomuns, persistentes ou graves; – Fadiga, letargia, mudanças no comportamento, como isolamento; – Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação, sudorese noturna.

“A recomendação é que, diante de qualquer um dos sintomas, seja feita uma avaliação criteriosa da criança, com exame físico detalhado, bem como exames laboratoriais e de imagem e análise do histórico familiar. O importante é considerar a possibilidade de uma neoplasia, investigar as causas e aplicar a conduta correta”. Orienta a diretora executiva do GACC Sul Bahia e médica oncologista, Drª Teresa Cristina Fonseca.

Evento Online

Devido a pandemia do COVID-19, o GACC Sul Bahia realizou o V Congresso Mirim oncológico online. O evento contou com a participação de colaboradores, voluntários, equipe multidisciplinar, pacientes e seus familiares e marcou parte da programação do mês. O congresso aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro com lives e oficinas interativas.

Seguindo com a campanha o Grupo tem disponibilizado informações, cards, vídeo e spot com informações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil nas redes sociais para que um maior número de pessoas possam ser alcançadas e muito mais crianças e adolescentes alcancem a cura

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