Connect with us

Itabuna

Câmara de Itabuna realizou sessão especial em homenagem à Uesc

A Câmara de Vereadores de Itabuna realizou sessão especial em homenagem aos 30 anos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na manhã de quinta-feira, dia 9, para comemorar a estadualização da Instituição. O evento foi presidido pelo vereador Sivaldo Reis, vice-presidente da Casa, com a participação do reitor Alessandro Fernandes Santana, do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, do deputado federal Josias Gomes, atual secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, entre outras autoridades.

O prefeito Augusto Castro destacou a luta pela estadualização da Fespi (Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna) e criação da Uesc e a contribuição da universidade para o desenvolvimento regional. Por sua vez, o deputado Josias Gomes parabenizou a Uesc pela excelente performance como instituição de ensino superior que, além da graduação, oferece oito cursos em nível de doutorado, 25 de mestrado e 17 especializações. “Uma instituição importante para nossa região, sobretudo, para os filhos de famílias mais carentes”, enfatizou.

O vereador Sivaldo Reis, autor da proposta de realização da sessão especial, enfatizou o movimento de professores e estudantes que resultou na criação da Uesc e falou sobre sua experiência na Instituição. “Tive uma passagem muito importante da minha vida na Uesc. Entrei lá aos 12 anos, como office-boy, fui funcionário durante 14 anos no colegiado de Ciências Econômicas e seria inconcebível, num momento tão especial, não realizar essa sessão. A Uesc é um patrimônio da sociedade baiana, o maior centro de inteligência do sul da Bahia”, declarou.

Também presentes a ex-aluna Maria Neide dos Santos Oliveira, que participou do movimento pela estadualização da Universidade, o vice-reitor Mauricio Moreau, o diretor da Bahiagás, Wenceslau Júnior, os  secretários municipais de Educação, Janaína Araújo, e de Relações Institucionais, Alcântara Pellegrini.

Na oportunidade, o reitor Alessandro Fernandes Santana agradeceu ao reconhecimento da Câmara de Vereadores de Itabuna pela história da Uesc, em especial, ao vereador Silvaldo Reis, ex-funcionário da Instituição. Ressaltou que o mês de dezembro tem sido marcado por grande emoção para todos da Universidade e destacou o papel da Ceplac para o desenvolvimento regional e sua contribuição para a implantação da Fespi na região.

“Precisamos interagir para transformar a realidade educacional e social da região. Para isso, é fundamental que a Universidade esteja próxima das secretarias municipais de Educação para juntos atuarmos em prol do desenvolvimento da sociedade. Durante muito tempo, a Uesc foi a única alternativa de ensino na região e hoje é uma das melhores alternativas do País, e ela existe para transformar a vida das pessoas”, afirmou o reitor durante o pronunciamento.

O reitor também se referiu ao papel exercido pela Uesc “no período trágico e traumático da pandemia, que se esforçou para se aproximar ainda mais da comunidade e citou a atuação do Lafem, único laboratório do interior adaptado contribuir com o controle epidemiológico”, entre outras ações. Ao final, todos os vereadores presentes usaram a palavra para parabenizar a Universidade e a Região pela conquista dos 30 anos da Uesc.

Arquivos

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *