Conecte-se conosco

Brasil

Natal também pode ser uma época de solidão

Doutor em psicologia explica que a data pode ser uma oportunidade de recomeçar e buscar alternativas para se sentir melhor

O Natal pode ser visto como um tempo de renascimento, seja em celebração ao nascimento de Jesus ou como uma oportunidade para o renascimento pessoal. Esta época do ano costuma ser de muitas alegrias para quem pode comemorar com a família, mas também traz um sentimento de solidão para muita gente.

Segundo Danilo Suassuna, doutor em psicologia e idealizador do Instituto Suassuna, que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, o Natal pode ser visto como uma chance para quem quer se reorganizar e recalcular a própria rota. “Lembre-se que é sempre possível começar de novo e encontrar novas maneiras de trilhar seu caminho, mesmo em momentos de solidão”, diz.

Para o especialista, é crucial começar reconhecendo que a solidão durante o Natal é uma experiência comum. “Isso ajuda a diminuir o estigma e permite que as pessoas se sintam mais à vontade para compartilhar seus sentimentos”, afirma.

Uma sugestão para driblar a solidão, segundo Danilo Suassuna, é o envolvimento em eventos comunitários durante o Natal, o que pode ser uma excelente maneira de se conectar com os outros e sentir-se parte de uma comunidade. “Outra alternativa é engajar-se em atividades de voluntariado, pois a pessoa se sentirá útil e conectada com outras pessoas, combatendo a solidão”, orienta.

Quem é mais introspectivo pode aproveitar o Natal para se conectar consigo mesmo. “Adote práticas de introspecção e autocuidado, como meditação, leitura ou hobbies. Encontrar paz e conforto em atividades individuais pode ser uma fonte de força também”, aconselha.

Confira outras sugestões de Danilo Suassuna para lidar com a solidão natalina:

  • Crie novas tradições: Incentive a criação de novas tradições que sejam significativas individualmente, como voluntariado, atividades prazerosas ou celebrações pessoais.
  • Conecte-se com os Outros: Manter contato com amigos, familiares ou grupos com interesses similares pode ajudar a combater o isolamento. Grupos de apoio online também são uma boa opção.
  • Foque no presente: Práticas de mindfulness e gratidão, focando no momento presente, podem ser úteis para lidar com sentimentos de solidão.
  • Busque apoio profissional: Quando a solidão se torna esmagadora, procurar apoio de terapeutas ou conselheiros pode ser uma estratégia eficaz.

Sobre Danilo Suassuna

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: @danilosuassuna. 

Sobre o Instituto Suassuna

O Instituto Suassuna realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia. E para isso, conta com um time de especialistas em educação. O instituto utiliza o Google for Education para transformar a maneira como os alunos e professores aprendem, trabalham e inovam juntos. A metodologia utilizada transforma o ensino em aprendizagem permitindo que os alunos evoluam no próprio ritmo, resultando em solucionadores de problemas criativos e também em colaboradores eficientes.

Tudo é pensado e entregue com o objetivo de direcionar os produtos, funcionários, programas e filantropia para um futuro em que os alunos tenham acesso à educação de qualidade que eles merecem e que com isso, possam transformar o mundo. Para mais informações, acesse o site ou através do instagram e canal no youtube.

 

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *