Conecte-se conosco

Ilhéus

Augustão comemora a publicação da   licitação para dragagem do Porto de Ilhéus

 

Um dos grandes batalhadores pela fortalecimento e modernização do Porto de Ilhéus, o vereador Augustão comemorou a publicação nesta quinta-feira(18) do edital de licitação na modalidade pregão eletrônico nº 90006/2024, de empresa especializada para a execução dos serviços de dragagem marítima de manutenção nas áreas do canal de acesso interno, bacia de evolução e berços de atracação no Porto Organizado de Ilhéus, reestabelecendo a cota de projeto de 10 metros.

De acordo com Augustão, o processo significa já um grande passo para garantir a competitividade e evitar o fechamento deste terminal portuário, mas a luta continua para conseguir a dragagem de aprofundamento de toda a área do Porto de Ilhéus. Conforme o edital, o valor estimado da obra é de R$ 27.367.200,59. O contrato terá a vigência de seis meses, a contar da publicação do extrato na Imprensa Oficial e a emissão da Ordem de Serviço será de até dois meses após a assinatura do contrato, também a contar da publicação do extrato na Imprensa Oficial.

O vereador Augustão afirmou que esse serviço estará sendo realizado como fruto de uma audiência pública de sua autoria, aprovada por unanimidade pela Câmara, onde foi criada a Comissão em Defesa do Porto de Ilhéus, formada pelos mais diversos segmentos ligados ao porto. Em seguida a comissão solicitou uma audiência no Ministério dos Portos e Aeroportos para solicitar a dragagem de manutenção e de profundidade da área do terminal portuário.

A dragagem vai possibilitar que cargueiros de grande porte e os navios de turismo possam continuar atracando no Porto de Ilhéus, garantindo emprego, desenvolvimento, movimentando a economia regional e a gerando empregos nas mais diversas áreas. Durante a audiência com o ministro Sílvio Costa Filho, os representantes da Comissão em Defesa do Porto de Ilhéus, o vereador Augustão e o operador portuário Luisaldo Barreto, representando os sindicatos da orla portuária, entregaram um documento mostrando a situação do terminal portuário e destacando a necessidade imediata da dragagem.

Augustão informou ainda ao ministro Sílvio Costa Filho, na audiência em Brasília, que durante várias décadas o Porto de Ilhéus foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia da Bahia, gerando emprego, renda e movimentando a região. Ocorre que atualmente este terminal portuário enfrenta o grave problema do assoreamento e atravessa um dos momentos mais críticos de sua história, com sérios riscos de fechamento, o que provocará uma grave crise econômica em todo o sul da Bahia.